Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

"Não é assim que se informa". Ministro corrige Associação Zero sobre números da reciclagem de plástico

04 fev, 2020 - 17:17 • Sandra Afonso

A associação ambientalista avançou, na Renascença, que Portugal tinha ficado aquém da meta em 2018, com uma taxa de reciclagem de 12%, mas o ministro Matos Fernandes garante que se ultrapassou a meta europeia.

A+ / A-

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, veio a público, esta terça-feira, corrigir a Associação Zero e deixar também um aviso aos ambientalistas por causa dos números sobre a reciclagem de plástico em Portugal.

A associação ambientalista avançou, na Renascença, que Portugal tinha ficado aquém da meta em 2018, com uma taxa de reciclagem de 12%, mas o minsitro garante que se ultrapassou a meta europeia.

“Em 2018, foram colocadas no mercado 163 mil toneladas de plástico. Dessas, foram recolhidas para reciclagem 72300. Desculpem lá, esta divisão só tem um resultado, que, depois tornado em percentagem, dá 44,3%. O método que foi utilizado pela Zero, o valor que é colocado no denominador desta fração, inclui toda a quantidade de plástico dos resíduos urbanos e, simplesmente, não é assim que se calcula e, sobretudo, não é assim que se informa sobre a taxa de reciclagem”, disse Matos Fernandes, na cerimónia de assinatura do Pacto Português para os Plásticos.

De acordo com o ministro do Ambiente, este pacto vai permitir a Portugal ultrapassar a actual lei e mesmo as directivas comunitárias sobre a gestão de plásticos: "Nos próximos cinco anos, o plano é incorporar, em média, 30% de plástico reciclado das novas embalagens de plástico, que vai além da diretiva, que fala num valor intermédio entre 25 e 30, e garantir que 70% das embalagens plásticas são recicladas através do aumento, da recolha e, naturalmente, da própria reciclagem."

Matos Fernandes confirmou ainda que só a partir de março estarão em funcionamento no país as 23 máquinas que vão recolher garrafas e latas de alumínio no país, a troco de descontos e prémios.

Antes das declarações do ministro, a Sociedade Ponto Verde, através de um comunicado, tinha contestado os dados da Zero.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+