Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Máximas de 26º. Aviso amarelo na Madeira prolongado até terça-feira

30 dez, 2019 - 16:15 • João Pedro Barros com Lusa

Tempo quente provocou incêndios no domingo. Noite de passagem de ano será amena, com temperaturas a rondar os 18º.

A+ / A-

A notícia surge fora de época, mas a Madeira está mesmo debaixo de um alerta amarelo do devido ao tempo quente. O aviso tinha sido emitido inicialmente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o período entre as 12h de domingo e as 21h de segunda-feira, na costa sul, e foi agora prolongado até às 18h desta terça-feira, véspera de Ano Novo.

Segundo a previsão do instituto, Porto Moniz atinge esta segunda-feira uma temperatura máxima semelhante à registada no domingo (26,4ºC), tal como o Funchal (26ºC). Para esta terça-feira, no Funchal, está prevista uma máxima de 23ºC.

Bombeiros combateram incêndios no domingo

Diversas corporações de bombeiros da Madeira estiveram envolvidas, este domingo, no combate a incêndios de deflagraram em vários pontos da ilha.

Elementos dos Bombeiros da Calheta, da Ribeira Brava e Ponta do Sol, de Câmara de Lobos (zona oeste da Madeira), de Santana (norte) e de Santa Cruz (zona leste) combateram fogos durante o dia, sobretudo em áreas de floresta e mato.

Na Calheta, uma queimada não autorizada ficou descontrolada e propagou-se a uma casa devoluta, situação que motivou a intervenção das autoridades policiais, que identificaram o responsável pelo fogo.

Passagem de ano amena

Uma noite amena e sem chuva, com 18 graus de temperatura, espera os milhares de residentes e turistas que vão entrar em 2020 no arquipélago, indicou esta segunda-feira o diretor do Observatório Meteorológico do Funchal.

"Amanhã [terça-feira] será um dia com céu pouco nublado, eventualmente nublado por nuvens altas ao fim do dia, a temperatura máxima que se prevê é de 23 graus e, na passagem de ano, a temperatura será de 18 graus, portanto, amena e sem chuva", disse à Lusa Vítor Prior.

O responsável explicou ainda o motivo pelo qual as temperaturas têm atingido valores "bastante acima dos normais [26 graus]" nos últimos dias.

"Resulta da localização do anticiclone dos Açores e que permite o transporte de ar quente de África, uma corrente de leste. Associado ao anticiclone, há movimentos do ar descendentes que o aquecem e o tornam ainda mais seco de modo que a temperatura será de 23 graus até sábado, altura em que poderá ser registada alguma chuva no Funchal", explicou.

Segundo dados da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, "a taxa de ocupação global na hotelaria madeirense evidencia um alinhamento com os números do ano passado" e situa-se "em redor dos 85%".

De acordo com dados da Administração de Portos da Madeira (APRAM), treze navios de cruzeiros com cerca de 30 mil pessoas (entre turistas e tripulantes) escalarão ou fundearão na baía do Funchal à espera do Ano Novo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+