Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

​Notícia Renascença

Governo garante verbas para integrar investigadores precários

05 abr, 2019 - 06:30 • Cristina Nascimento

Ministro da Ciência admite que é preciso melhorar as carreiras dentro das universidades e apela a uma mobilização de investigadores e instituições.

A+ / A-

O ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, garante que haverá dotação orçamental para integrar os investigadores científicos precários. Em declarações à Renascença, Manuel Heitor classifica que esse é “um falso problema”.

No entanto, este tem sido o argumento usado por alguns reitores do país para travar a integração nos quadros de investigadores científico, através do Programa de Regularização Extraordinário dos Vínculo Precários na Administração Pública (PREVPAP).

Segundo os dados fornecidos pelo ministro, concorreram ao PREVPAP cerca de 1.500 investigadores científicos. Até ao momento, foi aprovada a integração de duas centenas de investigadores, adianta.

“Portugal reduziu sensivelmente a fuga de talentos para fora, mas sabemos que ainda temos um grande percurso a percorrer naquilo que é a melhoria das nossas carreiras”, diz o ministro.

Manuel Heitor considera que este é “um processo coletivo” no qual o “Governo tem assumido a sua parte, mas também passa por uma mobilização clara dos investigadores e das instituições”.

Nesta entrevista à Renascença, Manuel Heitor ressalva que o Governo tem de respeitar a autonomia das instituições e por isso a sua capacidade de ação passa mais pela via legal.

“Não interferimos dentro das instituições, apenas lançámos esquemas de avaliação e, por exemplo, a partir de 2023, as universidades que não tiverem 50% professores associados e catedráticos não poderão dar cursos”, esclarece.

A entrevista de Manuel Heitor foi concedida no âmbito da visita a Portugal do presidente do Conselho Europeu de Investigação, a agência que tem como objetivo apoiar projetos de investigação de ponta, na Europa.

Portugal já conseguiu atrair 174 milhões de euros, em projetos financiados por este organismo. Manuel Heitor quer duplicar este valor na próxima década.

“Queremos fazer de Portugal um país que atraia os melhores investigadores europeus”, remata.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+