Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Devolver garrafas de plástico não reutilizável vai dar prémio

26 dez, 2018 - 13:34 • Inês Rocha

Prémio para os consumidores ainda não é conhecido porque aguarda despacho do ministro do Ambiente. Projeto-piloto será implementado até ao fim de 2019.

A+ / A-

O Estado vai financiar um sistema de incentivo à devolução e depósito de embalagens de bebidas em recipientes de plástico não reutilizável, com vista a garantir o seu encaminhamento para a reciclagem.

A medida, publicada em Diário da República esta quarta-feira, vai estar sob a forma de projeto-piloto até ao final do próximo ano.

O prémio para os consumidores ainda não é conhecido porque aguarda "despacho do membro do Governo responsável pela área do ambiente”, o ministro João Matos Fernandes. No entanto, este sistema será implementado até ao dia 31 de dezembro de 2019, segundo a lei publicada em Diário da República.

Nos próximos 180 dias, a lei de incentivo à devolução destes materiais não reutilizáveis tem de ser regulamentada.

Para implementação do sistema de incentivo, irão ser “disponibilizados equipamentos que permitam a devolução das embalagens de bebidas em causa, a instalar em grandes superfícies comerciais”.

Os responsáveis por estas grandes superfícies, que comercializam bebidas embaladas, ficam, assim, obrigados a disponibilizar espaço no estabelecimento, a título gratuito, para a instalação destes equipamentos.

Os estabelecimentos que sejam integrados no projeto-piloto ficam obrigados a implementar nas suas instalações uma área exclusivamente dedicada ao comércio de bebidas em embalagens reutilizáveis ou 100% biodegradáveis.

A partir do dia 1 de janeiro de 2022, este sistema de depósito de embalagens irá tornar-se obrigatório.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sebastião
    26 dez, 2018 Vila Real 22:36
    Afinal em que ficamos, as garrafas são ou não reutilizáveis? Se não são reutilizáveis o que é que vão fazer para a reciclagem??

Destaques V+