Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Açores. Famílias em risco de despejo num bairro junto à base das Lajes

05 jun, 2018 - 08:53

Alguns militares americanos decidiram vender casas a portugueses, apesar de os terrenos em que foram construídas não lhes pertencerem.

A+ / A-

Cerca de uma centena de moradores de um bairro ilegal junto à base das Lajes participou numa manifestação na Praia da Vitória, nos Açores, depois de 13 famílias terem recebido ordem de despejo.

"Estamos aqui hoje a realizar uma manifestação para lutar pelo nosso direito constitucional à habitação. Iremos assistir nos próximos dias ao despejo escrupuloso de alguns moradores. Esta situação é um atentado à nossa comunidade", adiantou, em declarações aos jornalistas, Lucas Almeida, porta-voz dos cerca de 600 moradores do Bairro de Santa Rita.

Nas décadas de 50 e 60, a Força Aérea norte-americana, na Base das Lajes, alugou terrenos rústicos na zona de Santa Rita, onde entretanto construiu habitações, com autorização do Ministério da Defesa de Portugal, devido às lacunas que existiam no parque habitacional da ilha Terceira na época.

Há cerca de duas décadas, alguns militares norte-americanos decidiram vender essas casas a portugueses, apesar de os terrenos em que foram construídas não lhes pertencerem.

Segundo Lucas Almeida, os moradores sabiam que estavam a comprar apenas a casa e não o terreno, mas confiaram na boa-fé dos proprietários.

"Muitos dos antigos moradores abordaram os proprietários do terreno antes de comprar a casa. Os proprietários dos terrenos incentivaram: comprem que nós logo chegamos a um acordo e vocês compram o terreno", revelou.

Nos primeiros anos, os moradores pagaram rendas aos donos dos terrenos, mas a partir de 2002, por recomendação da autarquia deixaram de o fazer.

"Os moradores foram aconselhados a deixar de pagar renda, porque era uma ilegalidade", disse o representante, acrescentando que "para todos os efeitos, segundo a lei, aquela construção não existe, mas fisicamente está lá" e "muitos dos moradores pagam IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis]".

Segundo Lucas Almeida, os moradores estão dispostos a adquirir os terrenos, mas os proprietários não lhes dão essa opção. "Nós não queremos que o Governo os compre e nos ofereça. Nós queremos comprar", apontou, salientando que o executivo açoriano "não se pronuncia de forma alguma sobre esta matéria e tão pouco presta apoio a esta comunidade".

Por enquanto, apenas 13 famílias foram notificadas, mas no total vivem no Bairro de Santa Rita 99 famílias, que correspondem a cerca de seis centenas de pessoas, que temem um desfecho semelhante.

Os proprietários dos terrenos já exigiram cerca de seis milhões de euros pela área total, agora exigem cerca de três milhões de euros, mas o município alega que os terrenos estão avaliados em cerca de um milhão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+