Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Ministério da Solidão? "É uma palhaçada", diz Coimbra de Matos

01 fev, 2018 - 08:00 • Elsa Araújo Rodrigues

O psiquiatra considera que a solidão interior é mais problemática do que viver só: é sentir que não se tem a quem recorrer.

A+ / A-
Veja também:

Não é um ministro que resolve o problema da solidão, considera o médico António Coimbra de Matos. Em entrevista à Renascença, o psiquiatra especialista na depressão considera que a solidão é mais do que viver sozinho, é sentir que não se tem pessoas a quem recorrer.

Concorda com a medida do Reino Unido de criação de um Ministério da Solidão?

É um assunto para pensar, mas não penso que é um ministro que resolve isso ou ter um ministério. No problema que se põe sobre a solidão é preciso distinguir o seguinte: [o problema] não é a solidão externa, o facto de não ter pessoas com quem falar. O problema é a solidão interna. A pessoa não ter relações mais sólidas e pensar nos amigos, nas pessoas que conhece, nos amores e não ter pessoas com quem pode contar. Isso é que é um problema na sociedade actual e não se resolve criando um ministério.

No Reino Unido, os números indicam que 9 milhões de pessoas se sentem sós. E em Portugal?

Isso não me preocupa, não acho que seja um problema. As pessoas dizem [que sentem] solidão, mas resta saber que tipo de solidão é essa. O que acontece actualmente é que as pessoas têm relações pouco sólidas. Zygmunt Bauman, um conhecido sociólogo e filósofo polaco, falou nas relações líquidas e no amor líquido, que é um bocado o que caracteriza as sociedades actuais. As pessoas têm relações, mas são relações com pouco compromisso, pouco vinculadas, portanto não podem contar com essas pessoas com quem se relacionam. E essa é que é a verdadeira solidão, essa é a que nos preocupa.

E como é se pode resolver?

Resolve-se com sociedades mais solidárias, mas para haver sociedades mais solidárias é preciso mais reciprocidade. Só se resolve com convívio e com uma mudança de mentalidades, de cultura e de educação.

As redes sociais têm impacto nesse sentimento de solidão?

Não, o problema também não é esse. O problema não é das redes sociais, o problema é outro. O problema é que as pessoas têm relações mais frágeis, a começar na própria família. Uma das razões é porque não têm tempo, os pais chegam a casa tarde demais. Há pais que saem de casa quando os filhos ainda estão a dormir e entram em casa quando já estão de novo a dormir. Mesmo que perguntem como correu o dia, não têm tempo para brincar, para falar, para terem uma relação mais profunda e ampla e com outro tipo de afectos.

É uma definição de solidão mais alargada.

A solidão da pessoa que vive sozinha, que não tem um número grande de amigos, essa não é a solidão importante. A grande solidão é a solidão interior. É uma pessoa ter uma doença e não saber se pode contar com os amigos ou com a família.

Na sua prática clínica, vê muitos pacientes com esse tipo de solidão?

As pessoas normalmente não se exprimem desse modo, nós [médicos] é que somos capazes de ver isso. Normalmente, não é a pessoa que se queixa disso porque quando percebe isso também sabe porque é que se sente só e tenta resolver. Quando não percebe é que nos procura.

Hoje em dia, as pessoas não sentem que têm com quem possam contar.

Sim, faltam relações sem essa solidão interior. Essa coisa de pôr um ministro é uma palhaçada, não resolve literalmente, nada. Confundem. As pessoas julgam que sentir solidão é viver só, não ter companhia em casa. Quando a solidão é outra coisa: é não ter pessoas a quem a gente tenha a certeza que pode recorrer, que pensam em nós, que nós pensamos nelas, em que há relações comprometidas. Hoje as relações são líquidas, não são sólidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Diogo
    03 fev, 2018 Porto 16:16
    Eu eventualmente concordaria com esta ideia se o mundo em que vivemos estivesse privado de problemas sociais . Á solidão sentida por uma mãe que vê o seu único filho partir para uma missão no estrangeiro é diferente do solidão , que mais não é do que um isolamento , que é sentido por uma pessoa que desenvolve uma psicose em consequência de múltiplos episódios depressivos . Eu acredito que o facto de vivermos sozinhos e em sociedades cujo modelo civilizacional não seja desenvolvido pode originar problemas mentais equivalentes ao sentimento da falta de pertença á uma comunidade/grupo . Se se envolver com eficácia profissionais que procurem restaurar o envolvimento destas pessoas em comunidades de acolhimento e se se quiser dar um nome á estas pessoas que serão regidas por uma ordem e terão um ministro eu até acho uma ótima ideia . O que não deixa de ser verdade é que na maior parte das vezes tudo o que se faz em Portugal peca pela falta de originalidade .
  • Cidadao...
    01 fev, 2018 Viseu 19:00
    Na verdade a solidao e um estado que muitos individuos se encontram, e devia-se procurar contrariar, de diversas formas, mas dai a criar um Ministerio!

Destaques V+