Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Violência contra os idosos portugueses passa também pelo dinheiro

15 mai, 2017 - 17:05 • Sara Beatriz Monteiro

“Portugal, em geral, tem os níveis mais altos de violência, seja psicológica, física, sexual e, sobretudo, financeira", diz autor de estudo.

A+ / A-

Um estudo desenvolvido pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e pela Mid Sweden University chegou a números de violência contra os idosos preocupantes em Portugal. O retrato não é positivo: Portugal ocupa o lugar de destaque na violência contra os idosos, sobretudo, no que diz respeito à violência financeira.

O trabalho avaliou o impacto da violência na qualidade de vida de quase cinco mil idosos em sete países europeus - Alemanha, Grécia, Itália, Lituânia, Espanha, Suécia e Portugal.

“Portugal, em geral, tem os níveis mais altos de violência, seja psicológica, física, sexual e, sobretudo financeira. Portugal tem quase 50% dos relatos de violência financeira entre os sete países participantes. Pode ser a família que exige dinheiro ou usa o dinheiro da pessoa idosa sem autorização”, avança um dos autores do estudo, Joaquim Soares,

Os resultados mostram que quase metade dos participantes (45,5%) refere ter tido pelo menos uma experiência de violência durante a vida adulta. A agressão psicológica é a mais comum (34,5%), seguida da violência financeira (18,5%), física (11,5%) e sexual (5%).

Para o investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto as causas que explicam o fenómeno são a nova estrutura familiar, a crise económica e uma maior abertura por parte dos idosos para falar sobre o tema.

“A organização da família modificou-se muito. Antigamente as pessoas idosas viviam mais com a família, havia uma protecção que já não existe. A crise económica também afectou essa violência. Pode ser que também haja hoje uma consciência maior por parte das pessoas idosas que falam destas situações mais abertamente do que antes.”, explica o investigador.

Joaquim Soares defende que a informação é um factor muito importante para reverter a situação e sugere a criação de uma linha telefónica de apoio para a violência contra idosos.

"Devíamos fazer um programa de informação contra a violência sobre os idosos. É muito importante fazer esse tipo de informação ao nível nacional, mas também ao nível local. Seria também interessante desenvolver um sistema de apoio por telefone como existe para as vítimas de violência doméstica”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ines Valle
    16 mai, 2017 23:07
    Como se pode fazer para ter os idosos minimamente acompanhados e assistidos, se os filhos também já sāo idosos e nāo conseguem dar a assistência que eles precisam e também nāo têm posses para pagar uma ajuda como nos caso de Alzheimer, em que é necessária assistência 24horas.

Destaques V+