Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PMA. Tratamentos com tempos de espera iguais para todas as mulheres

29 dez, 2016 - 17:06

A lei da Procriação Medicamente Assistida, publicada em Junho, prevê o alargamento dos beneficiários destas técnicas.

A+ / A-

Os tratamentos de Procriação Medicamente Assistida (PMA) terão de ter os mesmos tempos de espera quando aplicados a casais de sexo diferente, de mulheres ou a mulheres sem parceiro nem parceira, de acordo com a legislação.

A regulamentação da PMA, publicada esta quinta-feira em Diário da República, pretende assegurar "o respeito pelo princípio da igualdade no acesso" a estas técnicas, "rejeitando-se a exclusão de qualquer mulher no acesso às mesmas".

A lei da PMA, publicada em Junho, prevê o alargamento dos beneficiários destas técnicas.

A regulamentação indica que deve ser privilegiada "a inseminação artificial em relação às restantes técnicas de PMA, atendendo à sua menor intervenção e invasividade", mas "desde que existam razoáveis probabilidades de êxito".

O decreto regulamentar sublinha ainda a importância de "dotar os centros públicos de PMA de condições adequadas para fazer face a um aumento da utilização destas técnicas, assegurando-se, designadamente, um maior acesso a gâmetas de dadores".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+