20 ago, 2024 - 16:20 • Ricardo Vieira, com Reuters
Os Estados Unidos avançaram com sanções contra o ex-presidente do Haiti, Michel Joseph Martelly, por tráfico de drogas.
Chefe de Estado do Haiti entre 2011 e 2017, Martelly é acusado de desempenhar um papel relevante na perpetuação da crise em curso no país.
O Departamento do Tesouro dos EUA diz, em comunicado, que Martelly “abusou da sua influência para facilitar o tráfico de drogas perigosas, incluindo cocaína, destinadas aos Estados Unidos”.
As autoridades norte-americanas adiantam que o ex-presidente do Haiti também trabalhou com traficantes de drogas haitianos, patrocinou vários gangues e envolveu-se na lavagem de dinheiro proveniente de drogas ilegais.
“A ação de hoje contra Martelly enfatiza o papel significativo e desestabilizador que ele e outras elites políticas corruptas têm desempenhado na perpetuação da crise em curso no Haiti”, disse o subsecretário interino para Terrorismo e Inteligência Financeira do Tesouro, Bradley Smith.
“Os Estados Unidos, juntamente com os nossos parceiros internacionais, estão empenhados em desmantelar aqueles que facilitam o tráfico de drogas, a corrupção e outras atividades ilícitas que alimentam a horrível violência dos gangues e a instabilidade política”, sublinha o responsável.