Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Avaria em lançador de mísseis fecha espaço aéreo e marítimo na Dinamarca

04 abr, 2024 - 15:05 • Ricardo Vieira

O espaço aéreo foi encerrado e a Autoridade Marítima Nacional da Dinamarca encerrou a navegação no Estreito Grande Belt, uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo.

A+ / A-

Uma avaria num lançador de mísseis obrigou esta quinta-feira ao encerramento do espaço aéreo e marítimo na Dinamarca.

O problema foi detetado num lançador de mísseis de um navio da Marinha dinamarquesa, adiantam as forças armadas.

O espaço aéreo foi encerrado e a Autoridade Marítima Nacional da Dinamarca encerrou a navegação no Estreito Grande Belt, uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo e o principal acesso marítimo ao Mar Báltico, devido ao risco de “queda de fragmentos de mísseis”.

“O problema aconteceu durante um teste obrigatório em que o lançador de mísseis está ativado e não pode ser desativado”, disseram as forças armadas dinamarquesas, em comunicado.

Até ao lançador ser desativado, "existe o risco de o míssil pode ser disparado e voar durante vários quilómetros", alerta a mesma fonte.

O problema que obrigou ao encerramento do espaço aéreo e marítimo naquela zona aconteceu durante um exercício naval.

O alerta abrange uma área com cerca de quatro quilómetros, a sul da famosa ponte do estreito Grande Belt, que também está fechada ao trânsito.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+