Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa cumpre último dia de visita à Ucrânia

24 ago, 2023 - 04:45 • Lusa

O Presidente da República admitiu convidar Volodymyr Zelensky a visitar Lisboa.

A+ / A-

O Presidente da República termina, esta quinta-feira, uma visita de dois dias a Kiev com um encontro com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, e a participação nas comemorações do Dia da Independência.

O encontro com Volodymyr Zelensky ainda não tem hora prevista, mas na quarta-feira, assim que desembarcou na estação ferroviária de Kyiv-Pasazhyrskyi o chefe de Estado português anunciou que iria encontrar-se com Zelensky e, mais tarde, admitiu convidá-lo a visitar Lisboa em momento oportuno.

No primeiro dia da visita, Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se a algumas localidades nos arredores de Kiev que estiveram sob ocupação russa no início da invasão, há precisamente um ano e meio.

O Presidente da República reconheceu ter encontrado um país diferente daquele que o primeiro-ministro, António Costa, viu em maio de 2022, mas ainda pôde verificar as "cicatrizes" nas localidades temporariamente ocupadas pelas tropas russas à porta da capital.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+