Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irão. Raissi acusa Ocidente de manipular protestos contra o Governo

02 out, 2022 - 21:04 • Lusa

Para o líder iraniano, as manifestações contra o Governo – protestando pela morte de Amini - estão a ser instrumentalizados pelo Ocidente, em particular pelos Estados Unidos, para fragilizar o regime de Teerão.

A+ / A-

O Presidente iraniano, Ebrahim Raissi, acusou este domingo os "inimigos" do Irão de "conspiração" contra o país, dizendo que falharam ao tentar manipular os protestos contra o Governo pela morte de Mahsa Maini.

"Enquanto a República Islâmica ia superando os problemas económicos, para se tornar mais ativa na região e no mundo, os inimigos entraram em jogo com a intenção de isolar o país. Mas falharam nessa conspiração", disse o líder iraniano, num comunicado.

Para o líder iraniano, as manifestações contra o Governo – protestando pela morte de Amini - estão a ser instrumentalizados pelo Ocidente, em particular pelos Estados Unidos, para fragilizar o regime de Teerão.

O Irão está a ser abalado por uma vaga de protestos após a morte de Masha Amini, de 22 anos, em 16 de setembro, três dias após ter sido detida pela polícia moral por ter infringido o estrito código sobre o uso de vestuário feminino previsto nas leis da República islâmica, em particular o uso do véu.

As manifestações estão a ser reprimidas com violência pelas forças de segurança iranianas que, de acordo com várias organizações não governamentais, já mataram 92 pessoas desde meados de setembro.

A morte da jovem motivou também manifestações de protesto em muitos países, incluindo Portugal.

O Parlamento iraniano reuniu-se hoje, numa sessão à porta fechada, para discutir a onda de protestos no país, noticiou a agência oficial Irna.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+