Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Eleições no Brasil. Uma urna impugnada em Lisboa por voto duplo de cidadão

02 out, 2022 - 18:50 • Lusa

Duas urnas tiveram de ser substituídas por problemas técnicos e uma outra foi impugnada com a anulação dos 59 votos, porque um cidadão votou duas vezes.

A+ / A-

O cônsul-geral do Brasil em Lisboa disse este domingo que duas urnas tiveram de ser substituídas por problemas técnicos e uma outra foi impugnada com a anulação dos 59 votos, porque um cidadão votou duas vezes.

Ao longo do dia "registou-se um único incidente nas votações, um eleitor votou duas vezes, aproveitando-se de um momento, e imediatamente nós fomos notificados e entramos em contacto com o Tribunal Superior [Eleitoral] para as instruções de como proceder", afirmou Wladimir Waller Filho, em declarações aos jornalistas no local de votação. .

A urna foi então "lacrada, considerada corrompida e a votação teve seguimento com urna de lona", acrescentou.

Os 59 votos que estavam dentro da urna tiveram de ser anulados. .

Ao mesmo tempo a adida da Polícia Federal em Lisboa e o seu adjunto "acompanharam o caso também, e o eleitor que participou nesse ato foi levado a uma sala, foi feito um boletim de ocorrência, que já foi transmitido à Polícia Federal no Brasil", adiantou ainda o diplomata brasileiro .

Wladimir Waller Filho sublinhou que "o que foi feito é caracterizado como crime eleitoral, no artigo 309.º, e no Brasil a pena é de reclusão até três anos", ou seja, o cidadão que praticou o ato pode ir preso. .

Mas como se encontra no exterior, o cidadão brasileiro que praticou o ato foi "liberado, mas as notificações todas foram feitas", explicou o cônsul-geral. .

"É muito importante frisar que o incidente ocorreu na presença de fiscais que acompanharam todo o processo, desde verificar o que aconteceu, quer a conversa que eu tive com o juiz eleitoral em Brasília, e a instrução", sublinhou. .

Foi feita ainda uma "anotação em ata" daquela ocorrência adiantou. .

Na manhã de hoje, também em Lisboa, segundo o cônsul, "duas urnas apresentaram um problema técnico, problema esse que não pôde ser sanado".

Pelo que ambas tiveram de ser substituídas por urnas de lona. "Isso gerou um pequena atraso, admitiu o cônsul-geral, explicando que só é possível a substituição de uma urna por uma de lona com a autorização do Supremo Tribunal Eleitoral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+