Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições no Brasil. Campanha fechou com Lula da Silva destacado nas sondagens

02 out, 2022 - 10:15 • Sérgio Costa , enviado ao Brasil

A possibilidade de eleição à primeira volta coloca-se.

A+ / A-

Duas sondagens, a mesma conclusão. Lula é, com grande vantagem, o favorito à vitória nas presidenciais brasileiras.

O estudo Datafolha no encerramento da campanha mantém o ex-Presidente com 50% das intenções de votos. Já a sondagem IPEC, divulgada pela Globo, coloca Lula com 51%, uma ligeira descida.

Numa análise imediata, admite-se a possibilidade de eleição já este domingo, mas um olhar mais profundo conclui que essa probabilidade estará mais reduzida. A margem de erro é ainda de 2% e na sondagem IPEC, Bolsonaro evidencia uma ligeira recuperação.

Se Lula parece ter conseguido atrair votantes de Ciro Gomes, o candidato ideologicamente mais próximo, tal não acontece com o eleitorado de Simone Tebet do MDB que mantém elevadas taxas de reprovação ao ex-Presidente e a Jair Bolsonaro e não parece cair no chamado voto útil.

Aliás, na sondagem DataFolha, Tebet surge mesmo à frente de Ciro Gomes. A análise do jornal Folha de São Paulo conclui que a flutuação de eleitores não favorece Lula para a eleição já este domingo, mas o candidato do PT partirá como grande favorito numa eventual segunda volta.

Não menos relevante, a ideia de que o eleitorado brasileiro começa a traçar caminhos de maior moderação onde Simone Tebet, apesar de ainda distante do topo das preferências, começa a desenhar um lugar no futuro da política brasileira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    02 out, 2022 Lisboa 12:49
    Finalmente vão correr com Bolsonaro. O povo brasileiro pagou bem caro a sua burrice em 2018.

Destaques V+