Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

China pede que Moscovo e Kiev não deixem conflito “transbordar”

24 set, 2022 - 20:53 • Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, pediu hoje, na Assembleia Geral da ONU, que a Ucrânia e a Rússia não deixem a guerra "transbordar" e protejam os direitos e interesses legítimos dos países.

A+ / A-

“Pedimos a todas as partes envolvidas que evitem que a crise transborde e protejam os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento”, disse Wang Yi.

“A prioridade é facilitar as negociações de paz”, sublinhou o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, pedindo uma “resolução pacífica da crise ucraniana” através de “discussões justas e pragmáticas”.

A China é oficialmente neutra quanto ao conflito, mas tem sido acusada pelos ocidentais de ser muito conciliadora com a Rússia, embora as autoridades dos Estados Unidos tenham expressado esperanças, após as declarações de Pequim esta semana na ONU.

O ministro chinês também se reuniu em Nova Iorque com o seu colega ucraniano Dmytro Kouleba, assegurando-lhe que Pequim pediu respeito pela “integridade territorial de todos os países”.

“A solução fundamental é abordar as preocupações legítimas de segurança de todas as partes e construir uma arquitetura de segurança equilibrada, eficaz e sustentável”, disse hoje Wang Yi.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+