Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Freedom House

Um ano após retirada dos EUA do Afeganistão, "é difícil imaginar regresso à normalidade com os talibãs"

29 ago, 2022 - 10:19 • Lusa

As tropas norte-americanas concluíram a retirada do Afeganistão a 30 de agosto de 2021, deixando o país definitivamente nas mãos dos talibãs.

A+ / A-
Imagens como esta, da tomada de poder pelos talibã há um ano, correram o mundo. Foto: Marcus Yam/EPA
Imagens como esta, da tomada de poder pelos talibã há um ano, correram o mundo. Foto: Marcus Yam/EPA
Mulheres afegãs protestam contra ordem do governo talibã que as obriga a usar burka em público. Foto: EPA
Mulheres afegãs protestam contra ordem do governo talibã que as obriga a usar burka em público. Foto: EPA

Um ano depois da retirada das forças norte-americanas, “é difícil de imaginar” qualquer regresso à normalidade no Afeganistão sob domínio dos talibãs, que “não sabem governar”, disse à Lusa a organização Freedom House.

Anne Richard, que lidera o mecanismo de coordenação de Direitos Humanos afegão da Freedom House, sediada em Washington, afirmou que os talibãs são combatentes experientes que já mostraram o seu desrespeito pelos direitos humanos básicos, e “não sabem governar nem estão abertos à construção de organizações da sociedade civil”.

“O Afeganistão tem uma grande necessidade de pessoas que possam governar com consciência e para o benefício de todos os cidadãos, respeitando os direitos humanos e evitando a corrupção”, disse Richard em entrevista à Lusa, salientando que se torna difícil de conceber uma “vida normal” no país.

As tropas norte-americanas concluíram a retirada do Afeganistão a 30 de agosto de 2021, deixando o país definitivamente nas mãos dos talibãs.

De acordo com Anne Richard, quando as forças norte-americanas e da coligação fizeram planos para se retirar e os talibãs entraram em Cabul, assumindo o controlo do Governo, muitos afegãos “imediatamente tentaram fugir do país ou esconder-se”, por vezes de forma desesperada, o que ficou registado nas imagens do aeroporto de Cabul repleto.

Como frisa a responsável da organização de defesa da democracia:

“Muitos rezaram para que os talibãs fossem menos brutais agora que estavam a recuperar o poder pela segunda vez. Infelizmente, os talibãs não mudaram e, no ano passado, reinstituíram políticas terríveis.”

A situação tornou-se ainda mais difícil para defensores de direitos humanos, que relataram ter vivido meses de ameaças ou ataques.

Além da perda dos direitos humanos fundamentais, os afegãos viveram um ano de contas bancárias congeladas, fim de serviços governamentais, empregos perdidos e altas taxas de desnutrição, frisou a Freedom House.

Estados Unidos abandonam Afeganistão após 20 anos de ocupação
Estados Unidos abandonam Afeganistão após 20 anos de ocupação

No seu relatório anual ‘Liberdade no Mundo’, a Freedom House classifica o Afeganistão como um país “Não Livre” e, entre 2020 e 2021, foram registadas “perdas terríveis” de liberdade no Afeganistão, que sofreu uma queda de 17 pontos, apenas superada pela de Myanmar.

Os afegãos viram as suas liberdades mais básicas restringidas sob o regime talibã. Através de uma série de editais, mulheres e meninas estão a perder os seus direitos fundamentais educacionais, pessoais e sociais e são desencorajadas a trabalhar fora de casa.

"Pessoalmentem é difícil para mim não lamentar por todas as meninas que deixaram de poder frequentar a escola depois dos 11 anos. Isso prejudica-as imediatamente – elas perderam instantaneamente o contacto com amigos e professores, perderam o estímulo intelectual e as alegrias de aprender, e receberam uma mensagem de que não precisam da educação que os meninos recebem e existem apenas para casar e ter filhos. É também um grande revés que, se não for corrigido, pode ter repercussões durante anos nos seus futuros."

A situação no país é precária e “quem não segue as duras regras dos talibãs pode ver-se em sérios apuros”, salienta Anne Richard.

Além de mulheres e meninas, “as minorias religiosas enfrentam violência e perseguição, membros da comunidade LGBT+ [sigla para lésbica, gay, bissexual e transgénero] correm grandes riscos e aqueles com vínculos com o antigo Governo também são frequentemente alvos dos talibãs”, disse a líder de coordenação afegã da Freedom House.

“Um outro grupo com o qual a Freedom House está profundamente preocupada são os ativistas de direitos humanos, que durante anos procuraram construir uma sociedade mais livre e democrática, e agora estão, em muitos casos, escondidos. Muitos sofreram ataques físicos e ameaças”, lamentou Anne Richard.

Países muçulmanos devem pressionar por moderação

Face à situação atual, a Freedom House está a apelar a líderes e clérigos de países muçulmanos para que "influenciem" os talibãs a abandonar – ou pelo menos a moderar – a "sua dura e errónea interpretação da lei islâmica" no Afeganistão.

"A lista do que pode ser feito não é longa e inclui que líderes mundiais, diplomatas e enviados especiais se reúnam com os talibãs e exijam mudanças políticas, ou que funcionários das Nações Undas (ONU) e organizações não-governamentais (ONG) internacionais e seus funcionários locais no país procurem manter a fluidez de ajuda humanitária", disse.

Já os Governos "podem oferecer refúgio aos afegãos que fogem do seu país de origem e os voluntários podem ajudar a acolher os refugiados afegãos que tentam recomeçar as suas vidas", advogou a líder de coordenação afegã da Freedom House, uma organização de defesa da democracia que está sediada em Washington.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+