Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Vulcão em erupção nos arredores da capital da Islândia

03 ago, 2022 - 17:37 • Ricardo Vieira

As autoridades islandesas declararam o “alerta vermelho” para proibir o tráfego aéreo na zona. Veja as imagens da erupção em direto.

A+ / A-

Um vulcão entrou em erupção numa montanha nos arredores de Reiquiavique, a capital da Islândia, anunciou esta quarta-feira o Serviço Meteorológico do país (IMO).

As imagens e vídeos divulgados pela televisão mostram lava e fumo a sair das entranhas da terra.

As autoridades islandesas declararam o “alerta vermelho” para proibir o tráfego aéreo na zona. Só helicópteros de investigação estão autorizados a sobrevoar o local.

O vulcão do Monte Fagradalsfjall, a cerca de 40 quilómetros de Reiquiavique, já tinha entrado em erupção no ano passado.

Se a atividade for idêntica à registada em 2021, o alerta à aviação deverá descer para "laranja", adianta o porta-voz da IMO.

A Península de Reykjanes é um epicentro de atividade vulcânica e sísmica, a sudoeste de Reiquiavique. Em março do ano passado, fontes de lava emergiram de uma fissura com cerca de 500 a 750 metros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+