Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

McDonald's sai da Rússia

16 mai, 2022 - 16:00 • Lusa

Invasão da Ucrânia levou a cadeia de ‘fast food’ “a concluir que o negócio na Rússia já não é sustentável nem consistente com os seus valores”.

A+ / A-

O grupo McDonald's anunciou nesta segunda-feira que vai abandonar o mercado russo e que iniciou o processo para vender o negócio no país após 30 anos de atividade, uma medida adotada na sequência da invasão russa da Ucrânia.

"A crise humanitária provocada pela guerra na Ucrânia e o contexto imprevisível para continuar a operar levaram a McDonald's a concluir que o negócio na Rússia já não é sustentável nem consistente com os valores da McDonald's", segundo um comunicado da cadeia de restaurantes publicado nos Estados Unidos.

A cadeia de 'fast food' tinha anunciado o encerramento temporário dos seus restaurantes e a suspensão das operações na Rússia no passado dia 8 de março.

A McDonald's tem no país 850 restaurantes e 62.000 empregados.

O presidente executivo da multinacional, Chris Kempczinski, disse na nota que estava orgulhoso dos funcionários da empresa na Rússia e que a decisão foi "extremamente difícil", mas que o compromisso com os seus valores significa que não podem continuar ali.

O grupo tenta vender a sua carteira de negócios no país a um agente local e indicou que até a transação estar finalizada continuará a pagar aos trabalhadores, procurando garantir que estes vão manter os empregos com o futuro comprador.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+