Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tensão Ucrânia/Rússia

Ucrânia em estado de emergência. Invasão russa iminente, avisa Pentágono

23 fev, 2022 - 20:22 • Redação

Parlamento de Kiev aprovou a decisão esta quarta-feira à noite. O estado de emergência vai vigorar durante, pelo menos, 30 dias, a partir de quinta-feira. EUA avisaram Volodymyr Zelenskyi para a eventualidade de uma invasão russa de larga escala nas próximas 48 horas.

A+ / A-

O Parlamento da Ucrânia aprovou o estado de emergência.

A medida entra em vigor já esta quinta-feira e vai durar, pelo menos, 30 dias.

Em causa estão os avisos dos EUA de que uma invasão russa de larga escala poderá acontecer nas próximas 48 horas.

De resto, segundo os Serviços Secretos dos EUA, a cidade de Kharkiv, no nordeste do país, a cerca de 40 quilómetros da fronteira com a Rússia corre riscos acrescidos.

“Eles avançaram na sua prontidão e estão literalmente prontos para avançar, desde já, caso recebam ordens”, referiu um alto funcionário do Pentágono.

Enquanto isso, Kiev mobilizou os militares na reserva entre os 18 e os 60 anos a lançou um apelo aos cerca de três milhões de cidadãos ucranianos residentes na Rússia para que abandonem o país.

Complexo químico evacuado na Crimeia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, publicou na rede Twitter a indicação de que uma fábrica de produtos químicos na Crimeia foi evacuada esta quarta-feira, admitindo que a medida poderá ser "mais uma provocação encenada pela Rússia", que acusa Kiev de sabotagem

"Moscovo parece não ter limites para falsificar pretextos para novas agressões", acrescenta o chefe da diplomacia de Kiev.

Também através do Twitter, os Serviços Secretos ucranianos garantem que Kiev "não planeou, nem planeia" sabotar esse complexo químico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+