Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ativista egípcio-palestiniano Ramy Shaath libertado no Egito

03 jan, 2022 - 22:13 • Lusa

Céline Lebrun, mulher francesa do ativista, revelou à AFP que o marido ainda não foi libertado. "Faremos um comunicado quando ele estiver cá fora e no avião", acrescentou.

A+ / A-

O ativista político egípcio-palestiniano Ramy Shaath, de 48 anos, detido no Egito há mais de dois anos, foi libertado, revelou fonte judicial, esta segunda-feira.

Ramy Shaath foi uma das figuras da revolução egípcia em 2011 e é coordenador no Egipto do movimento Boicote, Desinvestimento, Sanções (BDS), que defende o boicote a Israel e a luta contra a ocupação dos territórios palestinianos.

O egípcio-palestiniano tinha sido detido em julho de 2019, acusado de fomentar "revoltas contra o Estado".

Uma fonte judicial referiu à AFP que o ativista político foi libertado por decisão do procurador-geral, sem dar mais detalhes.

Céline Lebrun, mulher francesa do ativista, que foi deportada para Paris após a prisão de Ramy Shaath, revelou à AFP que o marido ainda não foi libertado.

"Faremos um comunicado quando ele estiver cá fora e no avião", acrescentou.

Em dezembro, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, Anne-Claire Legendre, salientou que a situação de Shaath estava a ser "monitorada de perto e regularmente discutida, inclusive ao mais alto nível".

Também em dezembro, cinco organizações de direitos humanos questionaram o Presidente de França Emmanuel Macron sobre o destino deste ativista, que é filho de um político palestiniano, Nabil Shaath.

Um ano antes, durante uma visita do Presidente do Egipto Abdel Fattah al-Sisi a Paris, o chefe de Estado francês tinha revelado que manteve uma conversa com o homólogo egípcio sobre "casos individuais", incluindo o de Ramy Shaath.

Outro ativista egípcio de direitos humanos, o investigador Patrick Zaki, devia ter sido libertado em meados de dezembro, após 22 meses de detenção, mas ainda pode ser condenado até cinco anos de prisão por "informações falsas" devido a um artigo em que denuncia discriminações sofridas

O Egito, que tem mais de 60 mil prisioneiros de consciência, segundo várias ONG, viola os direitos humanos em todas as áreas, razão pela qual Washington congelou 10% da ajuda ao país.

No seu relatório anual sobre a situação dos direitos humanos no mundo, o Departamento de Estado norte-americano cita "execuções extrajudiciais", "tortura", "desaparecimentos forçados", "detenções arbitrárias", "censura", "violações aos direitos de reunião e associação", "violência anti-LGBT" e "trabalho infantil forçado".

Segundo o documento, todas as violações ocorrem "num ambiente de impunidade" criado pelas próprias autoridades egípcias, que não sancionam os responsáveis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+