Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Afeganistão

Talibãs matam manifestantes em Jalalabad

18 ago, 2021 - 14:36 • Hélio Carvalho

Protestos contra remoção da bandeira afegã acabou em confrontos. As maiores manifestações ocorreram em Jalalabad, onde os talibãs dispararam contra a população, mas em várias cidades foram hasteadas bandeiras do Afeganistão em protesto contra a nova liderança do país.

A+ / A-

Veja também:


Uma tarde de protestos em Jalalabad, na zona este do Afeganistão, terminou com um tiroteio que resultou em pelo menos três mortos e 12 feridos. Os tiros foram disparados enquanto uma multidão protestava a substituição da bandeira afegã pela bandeira talibã.

Segundo a Al Jazeera, várias centenas de pessoas agitaram bandeiras do Afeganistão na rua e chegaram a retirar a recém-hasteada bandeira dos talibãs, que tomaram o poder no país nos últimos dias.

Aquela estação de televisão também avança que os tiros foram disparados pelos talibãs contra a multidão na Praça Pashtunistan, uma das mais movimentadas da cidade.

Isto ocorre menos de 24 horas depois do porta-voz dos talibãs, numa conferência de imprensa histórica, ter prometido que não haveria mortes nem vingança contra dissidentes do novo regime.

Jornalistas no local também noticiam agressões contra operadores de câmara e repórteres que estavam cobrir o protesto. Já as redes sociais encheram-se de vídeos da multidão a dispersar das praças de Jalalabad, depois do tiroteio começar.

Jalalabad tem cerca de 50 mil habitantes e fica situada numa zona estratégica, junto à fronteira com o Paquistão. Foi a última cidade a cair para as mãos dos talibãs, antes da conquista de Cabul.

Também há relatos de protestos semelhantes noutras cidades do país, com resultados iguais. Em Khost, mais protestos devido ao hasteamento da bandeira talibã resultaram, para já, em pelo menos um ferido.

Mas os protestos em Jalalabad são relevantes, tendo em conta o papel da cidade como berço importante de nacionalismo afegão: as principais celebrações do Dia da Independência do Afeganistão, que se celebra no dia 19 de agosto e marca a conquista da independência do país aos britânicos, são em Jalalabad.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+