Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catástrofe na Europa Central

Mau tempo. Fundo para reconstruir oeste da Alemanha pode atingir 30 mil milhões de euros

09 ago, 2021 - 23:10 • Lusa

Segundo cálculos ainda provisórios, mais de 150 escolas foram destruídas, bem como 200 creches e várias instalações médicas. Foram também registados prejuízos importantes na rede ferroviária, estradas, autoestradas e pontes.

A+ / A-

O montante do fundo de ajuda à reconstrução após as inundações no oeste da Alemanha deverá rondar os 20 mil milhões a 30 mil milhões de euros, disse o primeiro-ministro do Estado da Renânia do Norte - Vestefália.

Pelas contas de Armin Laschet, que também é candidato à chefia do governo alemão, só no que respeita a este Estado o custo da catástrofe está estimado em 13 mil milhões de euros.

O montante restante diz respeito ao Estado vizinho, Renânia Palatinado, que foi o mais afetado e onde morreram 140 das 180 vítimas mortais.

Laschet fez estas estimativas no parlamento regional da Renânia do Norte - Vestefália, o Estado mais populoso do país. Segundo cálculos ainda provisórios, ficaram destruídas mais de 150 escolas, 200 creches e várias instalações médicas, e registaram-se importantes estragos na rede ferroviária, estradas, autoestradas e pontes.

No Estado vizinho, as águas arrastaram casas e quarteirões de algumas localidades, em particular no vale do rio Ahr, afluente do Reno.

Aqui ocorreram 140 mortes, atribuídas à catástrofe, mas eventualmente multiplicadas por erros humanos, assunto que está nas mãos da justiça.

A procuradoria de Coblenza, a capital desse distrito, iniciou diligências por suspeita de homicídio por negligência contra um dirigente local, que alegadamente não lançou o alerta em devido tempo nem ativou a retirada dos habitantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+