Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Líbano

Manifestantes e polícia lutam junto a parlamento em Beirute

04 ago, 2021 - 19:38 • Lusa

Milhares de libaneses afluíram ao porto para exigir que seja feita justiça, mas outros foram ao Parlamento e envolveram-se em confrontos com as autoridades.

A+ / A-

Pelo menos seis pessoas foram hospitalizadas esta quarta-feira e dezenas socorridas perto do parlamento libanês, durante confrontos entre as forças de segurança e centenas de manifestantes que assinalavam o primeiro aniversário da explosão do porto de Beirute, indicou a Cruz Vermelha.

Enquanto milhares de libaneses se concentravam perto do porto, centenas de outros dirigiram-se para o parlamento, alguns dos quais tentaram franquear o arame farpado e os blocos de betão colocados por forma a bloquear as diversas entradas conducentes ao edifício.

Houve manifestantes que atiraram pedras às forças de segurança, e estas ripostaram disparando granadas de gás lacrimogéneo e canhões de água para os dispersar.

Os agentes policiais também espancaram alguns manifestantes a golpes de cassetete.

Os confrontos fizeram dezenas de feridos, seis dos quais foram hospitalizados, segundo a Cruz Vermelha, que ministrou os primeiros socorros à maioria dos manifestantes no terreno.

A algumas centenas de metros dos distúrbios, era celebrada uma missa, perto do porto, em homenagem às vítimas da explosão que destruiu bairros inteiros de Beirute a 4 de agosto de 2020.

Milhares de libaneses afluíram ao setor do porto para assinalar o primeiro aniversário da tragédia, mas também para exigir que seja feita justiça, já que nenhum culpado foi ainda julgado e que os responsáveis continuam a bloquear a investigação.

A explosão – que fez 214 mortos e mais de 6.500 feridos – foi causada por centenas de toneladas de nitrato de amónio, armazenadas durante anos num paiol em mau estado e "sem medidas de precaução", como o próprio Governo admitiu.

Os familiares das vítimas e ativistas exigem, nomeadamente, o levantamento da imunidade parlamentar por detrás da qual se escondem alguns deputados e ex-ministros na mira da justiça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+