Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Moçambique

Chissano admite negociar para acabar com a violência em Cabo Delgado

04 ago, 2021 - 11:40 • Olímpia Mairos com Lusa

Antigo chefe de Estado defende que devem ser estudadas as causas da violência armada, como forma de resolução da crise militar e social que se vive na província.

A+ / A-

O antigo Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, entende que há “certos tipos de terrorismo” que acabaram através de negociações e, por isso, apela ao Governo para considerar a possibilidade de diálogo com os grupos armados que atuam em Cabo Delgado.

“Pode ser que apareça um líder desse grupo que nos ofereça a oportunidade de um diálogo que conduza ao fim” da violência armada na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, afirmou em entrevista à emissora pública Rádio Moçambique.

Segundo o antigo Presidente de Moçambique, há casos no mundo em que o extremismo foi convencido a negociar e a acabar com a violência. E, partindo dessa base, para resolver a crise militar e social que se vive na província de Cabo Delgado, defende que devem ser estudadas as causas da violência armada.

Joaquim Chissano foi Presidente de Moçambique, entre 1986 e 2005, e foi precisamente no seu mandato que terminou a guerra civil de 16 anos, através de negociações com a antiga guerrilha da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), atualmente o principal partido da oposição.

Grupos armados aterrorizam Cabo Delgado há mais de três anos, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo Estado Islâmico, e embora o atual Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, tenha manifestado, por diversas vezes, disponibilidade para negociar, tem-se queixado também de os insurgentes não apresentarem “rostos” que permitam um diálogo.

Segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, contabilizam-se mais de 3.100 mortes e, de acordo com as autoridades moçambicanas, há mais de 817 mil deslocados.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+