Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nazismo. Guarda de campo de concentração com 100 anos vai a julgamento

02 ago, 2021 - 11:45 • Reuters

Trabalhou num campo perto de Berlim e é acusado de cumplicidade na morte de 3.500 pessoas.

A+ / A-

Um ex-guarda de um campo de concentração nazi, atualmente com 100 anos, vai começar a ser julgado no Outono, 76 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.

A informação é avançada pelo semanário alemão “Welt am Sonntag”, citado pela agência Reuters.

O homem (que, segundo as leis da comunicação social alemãs não pode ser identificado) trabalhou no campo de Sachsenhausen, perto de Berlim, entre 1942 e 1945. Cerca de 200.000 pessoas foram presas e 20.000 assassinadas naquele campo.

É acusado de cumplicidade no homicídio de 3.500 pessoas. O julgamento está previsto para começar em outubro e o réu deverá poder ser julgado entre duas a duas horas e meia por dia, segundo um porta-voz do tribunal citado pelo mesmo jornal.

O número de suspeitos de crimes cometidos durante o nazismo é hoje reduzido, mas há ainda um grupo de pessoas que se esforça por levar todos à justiça.

Em 2011, uma condenação histórica abriu caminho para mais processos e trabalhar num campo de concentração foi, pela primeira vez, considerado motivo de culpabilidade sem qualquer prova de um crime específico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+