Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha impõe teste Covid a todos os viajantes não vacinados

30 jul, 2021 - 11:21 • Lusa

A medida entra em vigor no dia 1 de agosto. “Todos os veraneantes não vacinados terão de ser testados, quer regressem de avião, carro ou comboio”. Vacinados de países de risco também farão teste.

A+ / A-

Veja também:


A Alemanha vai impor, a partir de domingo, um teste à Covid-19 a todos os viajantes não imunizados que pretendam entrar no país, para evitar um aumento dos contágios, confirmou o Ministério da Saúde alemão nesta sexta-feira.

Hoje, a Alemanha registou 2.454 novos casos e 30 mortes associadas à Covid-19.

“Todos os veraneantes não vacinados terão de ser testados, quer regressem de avião, carro ou comboio”, afirmou o ministro da Saúde alemão, o conservador Jens Spahn, citado num comunicado de imprensa.

Até agora, essa obrigação só se aplicava às pessoas que chegavam de avião ao país. A medida diz respeito a todos os viajantes com mais de 12 anos.

“Assim, reduzimos o risco de novas infeções”, defendeu o ministro, quando os alemães começam a regressar das férias de Verão.

A medida, que já estava a ser estruturada, deverá ser aprovada e detalhada nesta sexta-feira pelo Governo alemão.

"É correto que os turistas que não estavam anteriormente sujeitos a esta obrigação estejam agora a ser testados", disse o vice-chanceler, Olaf Scholz, à televisão pública ARD.

"Quem está de férias também quer um bom Outono e um bom Inverno", disse o social-democrata, referindo-se aos receios de uma quarta onda da pandemia, mesmo que o nível de infeção seja menor na Alemanha do que em muitos países europeus.

Pessoas com um certificado de vacinação ou recuperação da Covid-19 estão isentas da obrigação do teste. No entanto, mesmo as pessoas imunizadas devem ser testadas quando o seu país de origem é classificado como país altamente afetado por variantes do novo coronavírus – categoria que inclui atualmente inclui o Brasil e a África do Sul.

O controlo das fronteiras terrestres e ferroviárias não será sistemático, disse a polícia federal alemã. Os trabalhadores transfronteiriços não são afetados pela medida.

Os chefes de governo de regiões fronteiriças, incluindo a Baviera e a Renânia-Palatinado, têm pressionado por uma expansão da exigência de testes nos últimos dias.

Neste momento ocorre uma desaceleração da campanha de vacinação, assim o país está preocupado com uma quarta onda da pandemia, ainda que o ressurgimento das infeções causadas pela variante Delta, altamente contagiosa, continue mais moderado do que na maioria dos países vizinhos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+