Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Afeganistão

Fotojornalista premiado morre durante combates entre tropas afegãs e talibãs

16 jul, 2021 - 10:10 • Sofia Freitas Moreira com agências

O fotojornalista da agência Reuters, Danish Siddiqui, era conhecido por cobrir extensivamente uma série de questões por todo o mundo.

A+ / A-

O fotojornalista Danish Siddiqui, vencedor de um Pulitzer, foi morto em Kandahar, no Afeganistão, enquanto cobria o confronto entre as forças afegãs e as forças talibãs.

O fotógrafo premiado, que trabalhava para a agência Reuters, era conhecido por cobrir extensivamente uma série de questões por todo o mundo. Alguns dos seus trabalhos mais notáveis vieram da cobertura da devastação provocada pela Covid-19 na Índia, os motins em Deli, a crise dos refugiados Rohingya, os protestos em Hong Kong e o terramoto no Nepal.

Segundo a Reuters, o embaixador do Afeganistão na Índia, Farid Mamundzay, disse estar “profundamente perturbado com a triste notícia do assassinato de um amigo (…). O jornalista indiano e vencedor do Prémio Pulitzer foi integrado nas forças de segurança afegãs. Conheci-o há duas semanas, antes da sua partida para Cabul. Condolências à sua família e à Reuters".

Siddiqui, que era muito presente nas redes sociais, partilhava sempre as últimas atualizações do seu trabalho. Os últimos tweets, publicados a 13 de julho, chamaram atenção para a missão das forças afegãs em Kandahar. De acordo com os seus tweets, Siddiqui acompanhou as Forças Especiais Afegãs para documentar uma missão de combate.

"O objetivo era extrair um polícia ferido, preso durante as últimas 18 horas pelos rebeldes talibãs, na periferia da cidade de Kandahar. O distrito específico é contestado entre o governo e os Talibãs", disse Danish num tweet, afixado com uma série de fotografias da missão.

Na última atualização sobre a missão, Siddiqui disse que teve uma pausa de 15 minutos após 15 horas de missões seguidas.

Algumas das obras memoráveis de Siddiqui incluem a foto das piras funerárias queimadas de um terreno de cremação, que também recebeu muitas reações negativas, o pai migrante a andar com o filho nos ombros, Rambhakt Gopal a brandir uma arma à porta de Jamia durante o protesto contra o motim em Deli, e muito mais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+