Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha define que sexo sem consentimento é violação

06 jul, 2021 - 15:58 • Redação

"O silêncio ou a passividade não significam consentimento", afirma o governo espanhol. O projeto-lei prevê ainda a criação de uma linha de apoio à vítima de agressões sexuais.

A+ / A-

O governo espanhol aprovou, esta terça-feira, uma lei que define como violação "todas as relações sexuais sem consentimento", de acordo com a imprensa espanhola.

O projeto-lei vem na sequência de uma reforma legislativa que endurece as penas relacionadas com o assédio sexual e pretende estabelecer mais sistemas de apoio às vítimas dos mesmos.

Em nota de imprensa aos média espanhóis, o governo espanhol afirma que a nova medida "situa a vítima no centro da ação pública". "O silêncio ou a passividade não significam consentimento", afirma o Executivo espanhol.

Portugal e mais dez países europeus, como Suécia e Reino Unido, utilizam definições legais semelhantes e também qualificam como violação qualquer ato sexual não consentido.

Linha de apoio à vítima também está prevista

A legislação atualmente em vigor, em Espanha, só considera violação atos praticados com violência física ou intimidação, por parte do agressor.

O assédio sexual, na lei espanhola, é considerada uma pequena ofensa e, com o novo projeto-lei, passará a constituir crime, assim como a mutilação genital feminina.

Casos de violação praticada em grupo serão terão agravantes que poderão resultar em penas de prisão de 15 anos.

Paralelamente, o projeto-lei também prevê a criação de uma linha de apoio à vítima de agressões sexuais, que funcionará durante 24 horas. Serão ainda criadas casas infantis especializadas para o acompanhamento de vítimas que sejam menores de idade.

A nova lei foi aprovada pelo governo espanhol, cinco anos depois do caso "La Manada", em que cinco homens violaram em grupo uma jovem de 18 anos.

A indignação da opinião pública perante a violência do caso levou ao pedido de reformas legislativas para punir mais severamente casos desta natureza.

O projeto-lei requer ainda a aprovação do parlamento espanhol, que deve votar a matéria no final de 2021.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isto está a ficar
    06 jul, 2021 Uma boa m**da 17:45
    Isso significa que agora antes de ... é melhor fazê-la assinar uma declaração de consentimento? Ou deixem-me pôr a questão noutros moldes: o que é que impede as tipas de fazerem sexo sem problemas ou questões, e depois virem dizer que foi "sem consentimento", ao estilo Mayorga?

Destaques V+