Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Foi demolido o que restava do edifício de Miami

05 jul, 2021 - 08:37 • Marta Grosso

O prédio sofreu uma derrocada parcial no dia 24 de junho que provocou, de acordo com o mais recente balanço, 24 mortos e mais de 120 desaparecidos. Veja a imagem da demolição.

A+ / A-

O aproximar da tempestade Elsa levou as autoridades a demolir o que restava do edifício de Miami (Flórida, EUA) nas últimas horas (madrugada desta segunda-feira em Lisboa), por questões de segurança.

A estrutura estava instável e o presidente da Câmara, Charles Burkett, alertou no domingo para o perigo de ventos fortes provenientes da tempestade tropical deitarem abaixo mais destroços, colocando em risco a vida das equipas de busca e salvamento.

Foi, por isso, decidida a demolição controlada das torres, uma ação que também poderá criar novas oportunidades nas operações de busca.

A estrutura foi demolida por volta das 22h30 de domingo (hora local), com recurso a “pequenos explosivos estrategicamente colocados”, como descreveu a governadora do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, que designou o processo como “demolição energética”.

Desapareceram assim, na madrugada desta segunda-feira, as Champlain Towers South.


Antes da demolição, Daniella Levine Cava aconselhou os moradores das redondezas a permanecerem em casa e fecharem as janelas até pelo menos duas horas após a demolição.

A maioria de um prédio de 12 andares, situado a uma dezena de quilómetros de Miami Beach, desabou na manhã de 24 de junho. O último balanço aponta para 24 mortos e 121 desaparecidos.

Entretanto, decorre uma investigação para apurar as causas do desabamento. Contudo, uma inspeção de 2018 já alertava para falhas no projeto original.

Mortos em desabamento de torre em Miami sobe para 11. Há 150 desaparecidos
Mortos em desabamento de torre em Miami sobe para 11. Há 150 desaparecidos
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+