Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

União Soviética apoiou a Alemanha Nazi? Não, diz nova lei de Putin

01 jul, 2021 - 11:15 • Lusa

Presidente da Rússia publicou um novo diploma contra os extremismos.

A+ / A-

O Presidente russo, Vladimir Putin, promulgou nesta quinta-feira uma lei que proíbe negar "o papel decisivo do povo soviético" na derrota da Alemanha nazi e a "missão humanitária da União Soviética na libertação de países da Europa".

A nova legislação, publicada no portal oficial do Governo, proíbe também equiparar publicamente os objetivos, decisões e ações do Governo, o comando militar e os soldados soviéticos com os dos representantes da Alemanha nazi e dos países europeus do Eixo.

Putin promulgou ainda uma emenda à lei da luta contra o extremismo que proíbe a exibição pública de imagens e discursos de dirigentes de organizações e movimentos considerados criminosos pelo Tribunal Militar Internacional de Nuremberga.

A produção ou difusão de materiais extremistas será punida com multas de até 3.000 rublos (cerca de 35 euros) ou com até 15 dias de prisão.

O mesmo crime cometido por pessoas jurídicas corresponde a uma multa de entre 100.000 e 1.000.000 de rublos (entre 1.150 e 11.500 euros) ou à paralisação da operação por um período de até 90 dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António J G Costa
    02 jul, 2021 Cacém 19:04
    ...e a 23 de Agosto de 1939, Ribbentrop, responsável pelos Negocios Estrangeiros da Alemanha Nazi, em Moscovo assinou com a URSS um pacto de não agressão. A 1 de Setembro a Alemanha invade a Polónia e a 17 a URSS invade a parte leste da Polónia. A parte da Polonia conquistada por Stalin permaneceu na URSS mesmo depois do final da guerra. Vamos ter de esperar por 22 de Junho de 1941, para a posição da URSS face a Alemanha nazi mudar.

Destaques V+