Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bielorrússia

Jornalista Roman Protasevich passa para prisão domiciliária

25 jun, 2021 - 10:32 • Olímpia Mairos com Reuters

Decisão apanhou de surpresa os familiares. Protasevich, 26 anos, e Sapega, 23 anos, foram detidos em maio depois de o avião da companhia Ryanair em que viajavam ter sido desviado para Minsk.

A+ / A-

O jornalista Roman Protasevich e a namorada, Sofia Sapega, passaram para prisão domiciliária, depois de presos em maio quando se encontravam a bordo de um avião comercial.

A decisão das autoridades bielorrussas apanhou de surpresa os familiares.

“Estamos em choque”, disse Sergei Dudich, o padrasto de Sofia, esperando que as acusações que esta enfrenta sejam retiradas.

Já o pai do jornalista contou que as autoridades da Bielorrússia mantêm as acusações. "É difícil para mim comentar as ações das autoridades, quais são os seus objetivos", disse Dmitry Protasevich, citado pela Reuters.

"Eles [Protasevich e a sua namorada] ainda estão sob o controlo total das autoridades, ninguém retirou as acusações”, acrescentou.

Apesar de ter sido transferida para prisão domiciliária, Sapega fica impedida de "usar meios de comunicação" e qualquer tipo de deslocação "fica sujeita à vigilância das autoridades".

Protasevich, 26 anos, e Sapega, 23 anos, foram detidos no passado dia 23 de maio depois de o avião da companhia Ryanair em que viajavam ter sido desviado para Minsk que informou o aparelho sobre um falso aviso de bomba a bordo.

A "comunidade internacional" pede a libertação imediata dos dois presos.

Em resposta ao ato de "pirataria" e "sequestro" do avião pelas autoridades de Minsk, a União Europeia concordou em ampliar as sanções contra o regime do presidente bielorrusso, fechando o espaço aéreo do país e recomendando às linhas de aviação europeias a evitar a passagem pela Bielorrússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+