Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Deixa de ser obrigatório usar máscara na rua em Itália nas regiões com menos casos

22 jun, 2021 - 12:32 • Redação

Medida é aplicada às "zonas brancas", que atualmente abrangem praticamente todo o país. Máscara continua a ser obrigatória nos transportes públicos e espaços interiores.

A+ / A-

Deixará de ser obrigatório utilizar máscara em espaços públicos nas zonas de Itália com menos casos, anunciou o ministro da Saúde do país, Robert Speranza, esta segunda-feira.

"A partir de 28 de junho vamos ultrapassar a medida de usar máscaras no exterior nas 'zonas brancas [com menos casos]", disse, numa publicação nas redes sociais.

Todas as regiões do país estão com restrições aliviadas em relação às medidas de prevenção à propagação da Covid-19, exceto o Vale de Aosta, uma pequena região no noroeste italiano que faz fronteira com França e Suíça.

Os italianos vão continuar a utilizar a máscara em espaços interior e transportes públicos, assim como situações ao ar livre onde não é possível manter o distanciamento social. Nos restaurantes, apenas é permitido retirar a máscara enquanto estão sentados.

O governo italiano tinha inicialmente anunciado que iria acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara em julho, mas os conselheiros de saúde deram luz verde para o abrandamento das medidas a partir de dia 28 de junho.

Itália anuncia 495 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, num total de 4.2 milhões de infetados desde o início da pandemia. Cerca de 128 mil pessoas morreram no país devido ao novo coronavírus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+