Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido

Brexit. Von der Leyen lembra a Boris Johnson que acordo "foi assinado pelas duas partes"

10 jun, 2021 - 14:40 • Vasco Gandra

Presidente da Comissão Europeia pressiona Reino Unido para que cumpra com o protocolo assinado para a saída da UE.

A+ / A-

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von de Leyen, insistiu com o primeiro-ministro britânico, esta quinta-feira, para que o Reino Unido implemente e respeite o acordo de saída da União Europeia (UE).

Na véspera da cimeira do G7, na Cornualha, Inglaterra, Von der Leyen lembrou que o acordo para o Brexit foi ratificado pelos dois lados.

"Temos um tratado sobre acordo de saída, foi assinado pelas duas partes. É importante que agora implementemos o protocolo", sublinhou.

A líder do executivo comunitário revelou, ainda, que, conjuntamente com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai debater com Boris Johnson os problemas em torno do protocolo da Irlanda do Norte, que visa evitar o restabelecimento de uma fronteira física.

Ursula von der Leyen salientou que a UE está determinada em fazer o protocolo funcionar, para benefício de todos na Irlanda do Norte:

"Acordámos com o Reino Unido que o protocolo é a única solução para garantir a ausência de uma fronteira física na Irlanda do Norte. Debatemos isso durante anos e encontrámos a única solução."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+