Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Refugiados rohingya sentem-se presos em ilha no Bangladesh

07 jun, 2021 - 18:48 • Lusa

A Human Rights Watch reconhece a generosidade do Bangladesh em acolher os imigrantes, mas sublinha a necessidade de se respeitar os seus direitos.

A+ / A-

Os refugiados rohingya deslocados para Bhashan Char, uma ilha no Bangladesh, sentem-se presos no local e temem as inundações e os ventos fortes durante as monções, segundo um relatório da Human Rights Watch (HRW) divulgado esta segunda-feira.

Dos 850.000 rohingya que vivem nos campos de Cox's Bazar, no Bangladesh, cerca de 18.000 foram colocados a partir de dezembro na ilha de Bhashan Char, localizada na baía de Bengala, pelas autoridades bengalis.

Cerca de 80.000 outros serão transferidos para a ilha em breve, disse um porta-voz do gabinete da primeira-ministra bengali, Sheikh Hasina, à agência de notícias AFP.

Num relatório, de 58 páginas baseado nos testemunhos de 167 refugiados em Bhashan Char, a Human Rights Watch afirmou que os rohingya foram deslocados "sem consentimento completo e informado" e já não podem deixar a ilha.

Muitos dizem temer os ventos e inundações provocados pelas monções, que começam em junho e ameaçam atingir a ilha de baixa altitude, acrescentou HRW, organização não-governamental (ONG) com sede em Nova Iorque.

Vários milhares de refugiados desta minoria muçulmana fugiram em 2017 de Myanmar (ex-Birmânia), onde uma ofensiva militar foi lançada contra estas populações com "intenção genocida", de acordo com as descobertas de investigadores da ONU.

A este respeito, a HRW reconheceu que o Bangladesh foi "generoso e compassivo" ao recebê-los, mas sublinhou que os seus direitos devem ser respeitados.

"O Governo de Bangladesh está a lutar para lidar com mais de um milhão de refugiados rohingya, mas forçar as pessoas a irem para uma ilha remota só cria novos problemas", disse Bill Frelick, diretor de direitos dos migrantes e refugiados da HRW, no comunicado.

"Os doadores internacionais deveriam ajudar os rohingyas, mas também insistir que o Bangladesh devolva os refugiados que desejam retornar ao continente ou se os especialistas acreditarem que as condições na ilha são muito perigosas ou insustentáveis", acrescentou Frelick.

O Governo do Bangladesh insistiu que o realojamento foi voluntário, sublinhando que a ilha é imune a ciclones e que as suas instalações são muito melhores do que as dos campos de Cox's Bazar.

"Quaisquer que sejam os nossos recursos, tentamos fornecer a melhor assistência a essas pessoas", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros Bangladesh, A.K. Abdul Momen, à AFP, em reação ao relatório da HRW.

"As suas nações são muito desenvolvidas (...). Se sentem tanta simpatia, que os levem para os seus países", declarou o ministro.

"Lamento não poder oferecer instalações melhores, não somos um país rico. Não podemos dar-nos ao luxo de fazer mais", sublinhou Momen.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+