Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Secretário-geral da OCDE sai do cargo após três mandatos

30 mai, 2021 - 13:33 • Lusa

Angel Gurría esteve à frente da organização durante 15 anos.

A+ / A-

O secretário-geral da OCDE mostrou-se, este domingo, satisfeito com os três mandatos que fez e, em vésperas de sair desta entidade, disse orgulhar-se de ter colocado a organização ao serviço das pessoas.

Em entrevista à agência espanhola de notícias, Efe, no final dos três mandatos de cinco anos que agora completa, Angel Gurría disse que uma das principais conquistas foi "colocar as pessoas no centro das políticas públicas" e fazer com que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) passasse de ser uma organização focada no crescimento e na produtividade para abranger também "a questão de não deixar ninguém de fora".

O mexicano que sai da direção desta organização ao fim de 15 anos adiantou que, quando chegou a Paris, em 2006, a OCDE era vista como "um clube de países ricos, e determinou que fosse dada mais importância a três temas de caráter social: saúde, emigração e água".

"Sobre a emigração, suponho que no princípio suspeitavam que era por causa da minha origem mexicana, mas agora deram-se conta que não é um problema do México, mas sim um problema mundial", afirmou o ainda secretário-geral da OCDE, que esta semana entrega o cargo ao australiano Mathias Cormann.

Nos últimos 15 anos, a OCDE inclui mais três países da América Latina, que se somam ao México: o Chile, em 2010, a Colômbia, no ano passado, e a Costa Rica, este ano, que "tiveram como efeito o enriquecimento do trabalho da organização, dando-lhe outra dimensão" e ajudando a que a OCDE seja conhecida como "o secretariado da globalização", considerou Gurría.

Questionado sobre o que vai fazer a partir desta semana, o mexicano respondeu que está a "olhar para várias funções", sem dar mais pormenores, mas vincando que o primeiro objetivo é voltar ao México e "aterrar um bocadinho, estar tranquilo" e com a família, disse Angel Gurría, de 71 anos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+