Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE só inicia plano de apoio à Bielorrússia com transição democrática

28 mai, 2021 - 18:44 • Lusa

A Bielorrússia está envolvida num braço de ferro com a União Europeia por causa da detenção de um ativista pela democracia.

A+ / A-

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, sublinhou esta sexta-feira que o plano de três mil milhões de euros para apoiar uma Bielorrússia democrática, apresentado pela Comissão Europeia ao Conselho, será ativado quando aquele país iniciar a transição.

"Este plano de três mil milhões de euros reflete o compromisso da União Europeia [UE] de apoio ao povo da Bielorrússia, o desejo de uma transição democrática pacífica, e será ativado quando a Bielorrússia iniciar uma transição democrática", frisou o Alto Representante da UE para a Política Externa em conferência de imprensa, após a reunião ministerial de Defesa, em Lisboa.

Nas palavras de Josep Borrell, o plano apresentado pelo executivo comunitário servirá "para apoiar a Bielorrússia a estabilizar a sua economia, reformar as suas instituições, aumentar a sua resiliência económica, o seu potencial de crescimento e tornar o país mais democrático".

Esta proposta de apoio, afirmou, "não será um forte encorajamento" ao Presidente bielorrusso, Aleksander Lukashenko. .

"Não creio que Lukashenko ficará muito feliz com isto ou apoiará este processo. É por isso que mostramos o nosso apoio à Bielorrússia em tornar-se um país democrático", realçou.

Josep Borrell falava do programa anunciado esta sexta-feira de manhã em Bruxelas de apoio económico a uma Bielorrússia democrática de até três mil milhões de euros.

A porta-voz da Comissão Europeia para as áreas da cooperação internacional e desenvolvimento, Ana Pisonero, apontou na altura que "este pacote substancial de investimento é composto por uma mistura de subvenções e empréstimos, alavancando a cooperação de investimentos públicos e privados com as instituições financeiras internacionais".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+