Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Médio Oriente

Sem precedentes. Israel e Hamas com encontro marcado na próxima semana

27 mai, 2021 - 12:27 • Lusa

Capital do Egito recebe as duas delegações, que vão conversar sobre o cessar-fogo na região, em vigor desde 21 de maio.

A+ / A-

Delegações de alto nível de Israel e do movimento palestiniano Hamas aceitaram reunir-se na próxima semana no Cairo para reiterar a trégua mediada pelo Egito e abordar temas como a reconstrução de Gaza e a troca de reféns.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Gabi Askenazi, lidera a delegação de Israel ao encontro – sem precedentes – “no princípio da próxima semana”, noticiou hoje a rádio Galatz, emissora oficial do Exército israelita.

Ismail Haniyeh, chefe político do Hamas, vai encabeçar a delegação presente no Cairo "nos próximos dias" para "conversar sobre a estabilização do cessar-fogo em Israel e na Faixa de Gaza".

De 10 a 21 de maio, 254 palestinianos foram mortos em ataques israelitas na Faixa de Gaza, segundo autoridades locais. Em Israel, disparos de foguetes a partir de Gaza mataram 12 pessoas.

O conflito entre palestinianos e Israel, o quarto desde 2008, eclodiu em 10 de maio com o Hamas a disparar foguetes contra Israel em solidariedade às centenas de palestinianos feridos em dias de confrontos com a polícia israelita na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental.

Na origem dos confrontos esteve a ameaça de expulsão de famílias palestinianas em benefício de colonos israelitas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+