Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Médio Oriente

Borrell adverte que paz depende de solução política e não de cessar-fogos

27 mai, 2021 - 21:01 • Lusa

O cessar-fogo entre o Hamas e Israel é boa notícia, mas a manutenção do status quo não é aceitável, considera o chefe da diplomacia da UE.

A+ / A-

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, frisou esta quinta-feira que a paz no Médio Oriente não pode depender de cessar-fogos, mas de negociações políticas que permitam alcançar a solução de dois Estados, um israelita e outro palestiniano.

"O cessar-fogo [entre Israel e o Hamas] está a funcionar, esperemos que perdure, mas não podemos depender de [um ciclo de] cessar-fogo, violência, cessar-fogo. A segurança não é paz e a paz não virá por milagre", sublinhou o Alto Representante da UE para a Política Externa em conferência de imprensa após o conselho informal de ministros dos Negócios Estrangeiros (Gymnich), em Lisboa.

"A paz virá por negociações políticas e não há muitas opções", frisou, apontando que a solução de dois Estados, israelita e palestiniano, é "a única" que permite a "convivência pacífica".

Josep Borrell insistiu que "o 'status quo' não é viável, como a nova vaga de violência voltou a demonstrar".

"Nunca estivemos tão longe da solução de dois Estados", disse, defendendo a necessidade de a "continuar a pôr em cima da mesa das negociações".

O Alto Representante admitiu, por outro lado, que os oito milhões de euros mobilizados por Bruxelas para apoio às vítimas da recente violência em Gaza "evidentemente não são suficientes".

"Muito mais será preciso", disse, mas "a comunidade internacional, em particular a UE, não pode continuar a reconstruir indefinidamente [a Faixa de Gaza], a cada três anos, cada vez que surge uma onda de violência".

É necessário, insistiu, "relançar o processo de paz" no Médio Oriente, restaurando-o "de uma forma credível para israelitas e palestinianos".

Para que isso seja uma realidade, é preciso "um forte envolvimento" de "parceiros internacionais e regionais chave", como a Jordânia, cujo ministro dos Negócios Estrangeiros, Ayman al-Safadi, participou como convidado na reunião ministerial de hoje.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+