Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tribunal francês confirma. Vítimas de implantes mamários PIP indemnizadas

20 mai, 2021 - 12:37 • Sofia Freitas Moreira com Reuters

Escândalo com implantes preenchidos com silicone barato, de qualidade industrial, não autorizado para uso humano, afetou cerca de 300 mil mulheres em 65 países.

A+ / A-

Milhares de vítimas de implantes mamários defeituosos fabricados pela empresa francesa Poly Implant Prothese (PIP) devem receber uma indemnização, decidiu um tribunal de recurso de Paris, após mais de dez anos de processos e uma série de decisões contraditórias.

A notícia foi avançada em comunicado pela Associação Mundial de Vítimas de Implantes PIP (PIPA), uma associação francesa que representa as vítimas.

O tribunal decidiu que a firma alemã TUV Rheinland foi negligente na atribuição de certificados de segurança.

Afetou cerca de 300 mil mulheres em 65 países.

O caso foi apresentado por 2.700 mulheres que disseram ter sofrido problemas de saúde física e mental a longo prazo após terem recebido os implantes preenchidos com silicone barato, de qualidade industrial, não autorizado para uso humano.

"Estamos encantados com este resultado que põe definitivamente fim às dúvidas sobre a responsabilidade da TUV", disse o advogado Olivier Aumaitre, que representou as mulheres. "Após 10 anos de espera e combate feroz, a certificadora alemã terá de compensar totalmente as vítimas".

Um porta-voz da TUV Rheinland recusou comentários imediatos sobre o julgamento, dizendo que a empresa queria primeiro receber uma tradução e estudá-la.

A decisão poderia ter implicações para dezenas de milhares de vítimas de dezenas de países, desde a Grã-Bretanha até à América Latina.

O calendário e o montante da indemnização estão ainda por determinar, de acordo com a PIPA, que afirmou que estavam a ser pedidos danos no valor de dezenas de milhares de euros por cada vítima.

Uma primeira decisão sobre a indemnização é esperada em setembro.

O fundador da PIP (Poly Implant Prothese), Jean-Claude Mas, foi preso durante quatro anos e multado em 75 mil euros, em 2013.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+