Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil

Bolsonaro diz que nomeará um juiz "terrivelmente evangélico" para o Supremo Tribunal

08 mai, 2021 - 17:17 • Lusa

Bolsonaro afirmou já ter um candidato em mente, cujo nome não revelou, mas a imprensa brasileira avançou que poderá ser André Mendonça, ex-ministro da Justiça do seu governo e atual Procurador-Geral do Estado.

A+ / A-

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, reafirmou este sábado que no próximo mês de julho cumprirá a promessa de nomear um juiz "terrivelmente evangélico" para ocupar uma das 11 cadeiras do Supremo Tribunal.

"As vagas para o Supremo Tribunal Federal passam por mim. A última palavra não é minha, é do Senado, mas já sabem que nos dias 04 e 05 de julho vou escolher um nome terrivelmente evangélico", disse o Presidente a um grupo de apoiantes, à porta da sua residência oficial, em Brasília, segundo a agência EFE.
Bolsonaro afirmou já ter um candidato em mente, cujo nome não revelou, mas a imprensa brasileira avançou que poderá ser André Mendonça, ex-ministro da Justiça do seu governo e atual Procurador-Geral do Estado.
"Como já disse uma vez, conseguem imaginar que as sessões do Supremo Tribunal Federal começaram com uma sentença daquele magistrado?", questionou o chefe de Estado.
"Deus é essencial em todos os lugares e o Supremo é um lugar que... não sei qual é o superlativo de essencial, alguém sabe por aí qual é o superlativo de essencial?" perguntou, para responder de seguida: "Deve ser essencialíssimo".
No poder desde 01 de de janeiro de 2019, Blasonado já tinha nomeado em outubro do ano passado o juiz conservador e católico Kassio Nunes Marques para o cargo deixado pelo então reitor do Tribunal de Justiça, José Celso de Mello, com ideias progressistas.
A eleição de Nunes Marques frustrou na altura setores da extrema-direita e dirigentes das igrejas pentecostais que esperavam que se cumprisse a promessa que Bolsonaro fez em 2019 de nomear um juiz "terrivelmente evangélico", e que, desta vez, diz que cumprirá.
Em julho, Bolsonaro deverá indicar o substituto de Marco Aurélio Mello, juiz do Supremo Tribunal Federal desde junho de 1990, que se aposentará a uma semana de completar 75 anos, idade limite para os juízes no Brasil.
Porém, o nome que o Presidente escolher terá que ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que entrevistará o candidato, e posteriormente pelo plenário da Câmara Alta.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+