Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19

OMS alerta para novo pico da pandemia na América Latina

30 abr, 2021 - 18:11 • Lusa

Os problemas mais graves vivem-se no Peru, Equador, Bolívia, Argentina, Uruguai, Guiana e Colômbia, segundo a OMS.

A+ / A-

Veja também:


A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para um novo pico de infeções pelo novo coronavírus na região da América Latina, com muitos países a registarem níveis máximos de casos diários e a enfrentarem uma escassez de vacinas.

“Peru, Equador, Bolívia, Argentina, Uruguai ou Guiana estão com novos picos de transmissão, com um aumento dramático das infeções, e os seus serviços de saúde estão saturados", referiu Ciro Ugarte, diretor de Emergências Sanitárias da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), instituição ligada à OMS, numa conferência de imprensa.

Ao mesmo tempo, segundo reforçou o especialista peruano, “na Colômbia, as infeções podem atingir em breve os níveis recorde de janeiro passado” e as unidades de cuidados intensivos (UCI) e os hospitais de várias cidades colombianas, como Bogotá (capital) ou Medellín, “estão a atingir os limites”.

Ciro Ugarte acrescentou que, desde o início de 2021, a América Latina tem vindo a registar um aumento da incidência de casos da doença Covid-19 nas faixas etárias mais jovens, indicando que a escassez de vacinas verificada na região obrigou a um planeamento que deu prioridade à inoculação das pessoas mais velhas e dos profissionais de saúde.

“O panorama é muito preocupante na América Latina. Os nossos países estão em muitas frentes de batalha, uma vez que enfrentam o desafio de conseguir mais vacinas num contexto de uma enorme crise económica e de saturação dos sistemas de saúde”, frisou o perito.

Este novo pico de infeções na região está potencialmente relacionado com um relaxamento das medidas de prevenção que foi verificado nos últimos meses e que coincidiu com os períodos de férias associados a várias festividades, como Natal, Carnaval ou a Páscoa, segundo referiu, por sua vez, o diretor-adjunto de Emergências Sanitárias da OPAS, Sylvain Aldighieri.

Embora a região tenha recebido cerca de 7,3 milhões de doses de vacinas através da plataforma COVAX (iniciativa liderada pela OMS e que visa assegurar o acesso global e equitativo às vacinas), Ciro Ugarte sublinhou que as necessidades da América Latina ainda são muito grandes e que “muitos países não podem assinar acordos bilaterais" com empresas farmacêuticas.

A região da América Latina soma cerca de 30 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2) e mais de 900 mil mortes associadas à doença covid-19 desde o início da crise sanitária, sendo que o Brasil é o país da região mais afetado (14 milhões de casos e quase 400 mil óbitos).

A pandemia da doença Covid-19 provocou pelo menos 3.168.333 mortos no mundo, resultantes de mais de 150,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus (SARS-Cov-2) detetado em dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+