Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Migrações

Embarcação com 17 corpos a bordo rebocada para as Ilhas Canárias

28 abr, 2021 - 18:09 • Lusa

Para além dos mortos encontraram-se a bordo três sobreviventes, um dos quais em estado de desidratação grave.

A+ / A-

Uma embarcação encontrada na segunda-feira à deriva ao largo das Ilhas Canárias com os corpos de 17 migrantes a bordo chegará esta quarta-feira ao arquipélago espanhol depois de rebocada pelos serviços de salvamento marítimo, indicaram as autoridades locais.

A embarcação deverá chegar ao final da tarde ao porto de Cristianos, na ilha de Tenerife, segundo precisaram as autoridades locais do arquipélago espanhol situado ao largo da costa noroeste africana.

“Trata-se de uma das maiores tragédias desde a última crise migratória” em 2006, quando o arquipélago espanhol testemunhou uma chegada em massa de migrantes, cerca de 30.000 pessoas, destacaram as mesmas fontes, citadas pelas agências internacionais.

Três sobreviventes, dois homens e uma mulher, foram igualmente encontrados na segunda-feira dentro da mesma embarcação.

Nesse mesmo dia, os três migrantes foram transportados de helicóptero para um hospital na ilha de Tenerife.

Um dos homens encontrava-se em estado grave, com sintomas de uma desidratação grave.

Todos os migrantes eram provenientes de países da África Subsaariana, segundo um porta-voz dos serviços de salvamento marítimo.

As Ilhas Canárias estão situadas ao largo da costa noroeste africana que integra a rota da África Ocidental, conhecida por ser extremamente perigosa, por causa das fortes correntes marítimas, e que nos últimos tempos tem atraído cada vez mais migrantes que desejam chegar ao território europeu, a grande maioria a bordo de embarcações muito precárias e sobrelotadas.

Ao longo do ano passado, foram registadas 23.023 chegadas de migrantes irregulares às Canárias, o que representou oito vezes mais que as 2.687 chegadas verificadas em 2019, de acordo com os dados do Ministério do Interior espanhol.

Esta situação, que obrigou a abertura de novas estruturas de acolhimento de migrantes, gerou o caos no arquipélago espanhol.

Em 2020, 1.851 migrantes morreram quando tentavam fazer a travessia em direção às Canárias, principalmente por causa das fortes correntes verificadas no Atlântico, segundo a organização não-governamental (ONG) Caminando Fronteras.

Cerca de 4.000 migrantes, provenientes de África, chegaram às Canárias desde o início do ano corrente, segundo o Ministério do Interior espanhol.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+