Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Papa participa na cimeira virtual do clima organizada pelos EUA

21 abr, 2021 - 17:40 • Lusa

Na cimeira de quinta e sexta-feira, os Estados Unidos vão pressionar os principais poluidores globais, pedindo-lhes para aumentarem as suas metas na luta contra o aquecimento do planeta.

A+ / A-

O Papa Francisco será uma das personalidades que intervirá na cimeira virtual sobre a crise climática, promovida pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e que acontecerá quinta e sexta-feira.

O Papa será um dos intervenientes do primeiro dia, do qual participarão cerca de 30 chefes de Estado e de Governo, incluindo os presidentes russo, Vladimir Putin, e chinês, Xi Jinping.

Na cimeira, os Estados Unidos irão pressionar os principais poluidores globais, pedindo-lhes para aumentarem as suas metas na luta contra o aquecimento do planeta.

Biden pretende mostrar que os Estados Unidos estão de regresso ao combate contra as alterações climáticas, num encontro que junta potências mundiais que representam cerca de 80% das emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global.

Nesta cimeira, o Presidente russo deverá realçar o seu compromisso em diminuir as emissões líquidas de gases de efeito estufa, que ficará abaixo do nível prometido pela União Europeia, que pretende reduzir em pelo menos 55% das suas emissões até 2030 (comparando com 1990).

Muitos olhares e ouvidos nesta cimeira dirigem-se também para a China, que no sábado se comprometeu a "cooperar" com a estratégia de combate às alterações climáticas, após uma visita do enviado especial dos EUA para esta questão, John Kerry, na preparação do encontro desta semana.

Putin e Xi participarão da sessão de abertura que destacará a "necessidade urgente" de as principais economias mundiais fortalecerem o seu compromisso na luta contra as mudanças climáticas para manter a meta de limitar o aquecimento global em 1,5 graus Celsius.

Biden será o responsável pelo discurso de abertura dessa primeira sessão, na qual também farão intervenções o Presidente francês, Emmanuel Macron, os primeiros-ministros britânicos, Boris Johnson, e italiano, Mario Draghi, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Na sessão, estarão ainda os presidentes da Colômbia, Iván Duque, da Argentina, Alberto Fernández, do Brasil, Jair Bolsonaro, do Chile, Sebastián Piñera, e do México, Andrés Manuel López Obrador.

Outras presenças a salientar serão as dos presidentes turco, Recep Tayyip Erdogan, sul-africano, Cyril Ramaphosa, indiano, Narendra Modi, e sul-coreano, Moon Jae-in, bem como a dos chefes de Governo japonês, Yoshihide Suga, e do canadiano, Justin Trudeau.

Também estarão presentes o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o rei saudita, Salman bin Abdulaziz.

A cimeira virtual contará com uma sessão dedicada ao setor privado, que contará com a presença de gestores de organizações como a Allianz, Oliver Bate, o Citigroup, Jane Fraser, e o Bank of America, Brian Moynihan.

Outros participantes serão a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e o presidente do Banco Mundial, David Malpass.

A cimeira dedicará uma sessão às iniciativas locais, com a presença das autarcas de Paris, Anne Hidalgo, da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, e de Nova Orleães, LaToya Cantrell.

Além destas sessões, haverá uma apresentação sobre os desafios da segurança global, com a participação do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, e dos ministros da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, Espanha, Margarita Robles, Japão, Kishi Nobuo, Reino Unido, Ben Wallace, e Iraque, Yumad Enad.

No segundo dia, sexta-feira, o encontro contará com as intervenções dos primeiros-ministros de Israel, Benjamin Netanyahu, da Dinamarca, Mette Frederiksen, da Noruega, Erna Solberg, e dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Bin Rashid Al Maktoum, entre outros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+