Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Homicídio George Floyd. Provas em julgamento são "esmagadoras", reconhece Biden

20 abr, 2021 - 19:37 • Lusa

"Rezo para que o veredito seja justo. Na minha opinião, é esmagador. Eu não diria isto se o júri não se tivesse já retirado para deliberar", disse Biden, em declarações na Casa Branca.

A+ / A-

O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse esta terça-feira que as provas no julgamento da morte de George Floyd são "esmagadoras", enquanto o júri delibera sobre a responsabilidade de um polícia na morte do afro-americano, em maio passado.

"Rezo para que o veredito seja justo. Na minha opinião, é esmagador. Eu não diria isto se o júri não se tivesse já retirado para deliberar", disse Biden, em declarações na Casa Branca, acrescentando que percebe a "angústia" enquanto se espera por uma sentença.

Minutos antes, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, tinha informado que o Presidente falara com a família do afro-americano morto por um agente, em Minneapolis, em maio passado, depois de ter sido asfixiado enquanto estava sob escolta policial.

"O Presidente Biden falou ontem (segunda-feira) com familiares de George Floyd para ouvi-los e dizer-lhe que está a rezar por eles", disse Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca, numa mensagem na rede social Twitter.

O júri retirou-se esta terça-feira para deliberar sobre a responsabilidade de Derek Chauvin, um polícia branco de 45 anos, que é acusado de homicídio em segundo e terceiro graus e homicídio involuntário, pela morte de George Floyd, que o agente deteve por um crime menor.

A morte de Floyd provocou uma onda de protestos contra o racismo e a violência policial e o julgamento de Chauvin, em Minneapolis, decorre sob um forte dispositivo de segurança, especialmente depois da recente morte de um jovem negro abatido a tiro por um outro agente policial.

O veredicto do julgamento deverá ser conhecido nos próximos dias ou nas próximas semanas, após três semanas de audição de testemunhas e das alegações finais que terminaram na segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+