Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

São Paulo reabre lojas e igrejas apesar dos altos números da pandemia

16 abr, 2021 - 21:30 • Lusa

Uma ligeira redução no número de internamentos serviu de justificação para o desconfinamento.

A+ / A-

Veja também:


O executivo de São Paulo, o estado brasileiro mais atingido pela Covid-19, anunciou esta sexta-feira a reabertura, com limitações, de comércio e igrejas a partir de domingo, apesar do elevado número de infeções e mortes na região.

As autoridades paulistas justificaram a flexibilização das restrições, em vigor desde 6 de março, com base numa ligeira redução nos internamentos por Covid-19.

Da mesma forma, anteciparam que restaurantes, cabeleireiros e ginásios também poderão funcionar, igualmente com limites de capacidade e em horário restrito, a partir de 24 de abril, assim como museus e parques.

"Esta semana, que ainda não acabou, é a segunda semana consecutiva de queda da percentagem das internações (hospitalares). Baixamos 10%", disse o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, em conferência de imprensa.

O estado de São Paulo, o mais rico e mais populoso do país, com 46 milhões de habitantes, tem, até ao momento, mais de 2,7 milhões de casos positivos e 86.500 óbitos associados ao novo coronavírus.

Apenas esta sexta-feira, São Paulo somou 1.060 mortes e 18.067 novos casos de Covid-19.

A taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva da região chegou a estar acima dos 90% e atualmente é de 85,3%, o que indica que a rede hospitalar ainda está fortemente pressionada pela alta incidência do SARS-CoV-2.

O Governo estadual manteve, no entanto, o recolher obrigatório noturno entre as 20h00 e as 5h00, e a obrigatoriedade do teletrabalho para atividades administrativas.

O Brasil vive atualmente a pior fase da pandemia, com uma média na última semana de cerca de 3.000 mortes por dia devido à Covid-19.

O país é o segundo país com maior número de óbitos (365.444), depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais infetados (13,7 milhões), depois da nação norte-americana e da Índia.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.987.891 mortos no mundo, resultantes de mais de 139 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+