Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Espanha aperta medidas. Vai ser obrigatório usar máscara até na praia

31 mar, 2021 - 13:26 • Hélio Carvalho

Antes, a norma variava consoante as regiões autónomas. A partir da próxima quarta-feira, toda a gente em Espanha será obrigada a usar máscara, até na praia.

A+ / A-

Veja também:


O Governo espanhol anunciou esta quinta-feira uma norma que restringe ainda mais a obrigatoriedade do uso de máscara no país. Segundo a lei publicada no Boletim Oficial do Estado, será obrigatório o uso de máscara em quaisquer espaços livres, independentemente da distância de segurança, seja numa praia ou numa zona montanhosa.

Até agora, a norma geral era a do uso de máscara quando não seria possível manter a distância de segurança de 1,5 metros. Em algumas regiões, essa norma podia ser mais dura, como na Galiza, que já obrigava o uso de máscara em qualquer espaço.

A nova lei está, no entanto, a despertar bastante confusão porque deixa em aberto restrições sobre alguns espaços fechados, que são os espaços apontados pelos especialistas como os locais de maior transmissão da covid-19.

Por exemplo, a nova regra não define nem obriga o uso de máscara em espaços fechados e casas quando as pessoas não vivem na mesma habitação.

Mesmo em espaços de trabalho, como escritórios, a lei é vaga e não define diretamente o uso obrigatório de máscaras em locais de trabalho, pelo que poderá ser possível não usar máscara se for possível manter uma distância entre trabalhadores de 1,5 metros. A única medida obrigatória para os empregadores é a adoção de medidas sanitárias, como ventilação adequada, higienização e desinfeção regular dos locais de trabalho, distribuição e disponibilização de desinfetante, entre outras medidas já conhecidas.

A única exceção à regra são pessoas com alguma doença ou estado de saúde que impeça o uso de máscara, atividades desportivas ao ar livre e outras atividades cuja "própria natureza" seja "incompatível com o uso de máscara".

O uso de máscara é obrigatório para todos acima dos seis anos de idade.

Mas se o uso de máscara é incompatível para quem vai à água na piscina ou numa praia, deixa de o ser quando a pessoa sai da água, pelo que o uso de máscara é ainda assim obrigatório em piscinas e praias.

A regra é aplicável em todos os territórios nacionais, mas o El País noticia esta quarta-feira que o ministério da Saúde espanhol e as regiões autónomas vão criar ainda uma diretriz técnica que permitirá interpretar a lei, sem dar azo a contornos que ponham em causa o controlo da pandmeia.

As medidas atualizadas entram em vigor a partir de quarta-feira, depois de uma reunião do Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde, em Valladolid.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+