Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE manifesta preocupação com movimento de tropas russas na fronteira com a Ucrânia

04 abr, 2021 - 22:39 • Lusa

A Ucrânia acusou esta semana a Rússia de estar a mobilizar tropas para as suas fronteiras norte e leste e para a península da Crimeia anexada por Moscovo em 2014.

A+ / A-

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, prometeu este domingo apoio "indefetível" da UE a Kiev e manifestou preocupação com os movimentos de tropas russas na fronteira com a Ucrânia.

"Estamos a acompanhar com grande preocupação a atividade militar russa em torno da Ucrânia", disse Borrell, após uma conversa telefónica com o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba.

"Apoio indefetível da UE à soberania e integridade territorial da Ucrânia", acrescentou.

Borrell disse que iria encontrar-se com o líder da diplomacia ucraniana e com os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 numa reunião em abril.

A Ucrânia acusou esta semana a Rússia de estar a mobilizar tropas para as suas fronteiras norte e leste e para a península da Crimeia anexada por Moscovo em 2014.

O Kremlin não negou os recentes movimentos de tropas, mas insistiu que não estava a ameaçar ninguém.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia já matou mais de 13.000 pessoas desde 2014, segundo as Nações Unidas.

Os líderes ocidentais - incluindo o novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden - afirmaram estar ao lado da Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+