Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Moçambique

Amnistia Internacional. Situação em Cabo Delgado "é dramática e está fora de controlo"

31 mar, 2021 - 17:00 • Henrique Cunha

Pedro Neto, presidente da secção portuguesa da Amnistia Internacional, lamenta que o apoio a Moçambique só tenha surgido quando morreram cidadãos estrangeiros.

A+ / A-

A amnistia Internacional diz que a situação no Norte de Moçambique "é dramática e está fora de controlo".

"Há muitas famílias separadas, muitas mulheres e crianças que não sabem dos seus maridos e pais. Homens que não sabem das esposas e filhos", relata o presidente da secção portuguesa da Amnistia Internacional à Renascença.

Pedro Neto diz que, na sequência dos ataques à Vila de Palma, milhares de pessoas estão a chegar a Pemba. O que constitui um desafio: "Não há infraestruturas de apoio capazes de acolher este grande número de pessoas."

Ouvido pela Renascença, minutos depois de um novo contacto para a região de Cabo Delgado, o responsável revela que "há pessoas que estão a chegar a Pemba por meios próprios e outras estão a chegar de barco, ou mesmo em 'ferries' organizados pela petrolífera francesa Total".

"Também é urgente um reforço da ajuda humanitária para apoiar estas pessoas que deixaram tudo para trás", assinala Pedro Neto.

A Amnistia Internacional entende que esse reforço também é fundamental "para mais à frente ajudar ao controlo do território e à estabilização da paz e promover o investimento público, para que as pessoas possam sair da pobreza, ainda que vivam num sítio riquíssimo em termos naturais".

Ajuda portuguesa e internacional tardou


Pedro Neto considera "pertinente" o facto de o conflito ter ganhado a visibilidade necessária nos últimos dias, apesar da instabilidade na região de Cabo Delgado já ter mais de três anos.

Para o responsável, o facto de pela primeira vez terem morrido cidadãos estrangeiros nos ataques da semana passada em Palma pode ter ajudado ao despertar da comunidade internacional.

Para a Amnistia Internacional, a situação em Cabo Delgado "já era urgente há muito tempo", pelo que, "apesar dos limites da diplomacia, Portugal demorou tempo a reagir".

"Só depois de um pedido de um comissário europeu é que o nosso ministro dos negócios estrangeiros foi a Moçambique, em Janeiro, e na altura falou da urgência da situação"; sublinha Pedro Neto, que conclui com um alerta para que haja “mais cooperação e mais diálogo entre os governos para que haja esta solidariedade internacional".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+