Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

“Porque é que o presidente Nyusi não está em Pemba a coordenar as operações?”

30 mar, 2021 - 23:38 • José Pedro Frazão

Fernando Jorge Cardoso critica o comportamento do chefe de Estado moçambicano na resposta ao agravamento da situação na província de Cabo Delgado. O investigador do ISCTE defende que os atores externos devem ajudar Moçambique com controlo de tráfego marítimo e apoio logístico-militar e não pela presença de soldados estrangeiros com intervenção direta em combate.

A+ / A-

O agravamento da situação militar no norte de Moçambique devia obrigar à presença do Presidente Filipe Nyusi na coordenação das operações na província de Cabo Delgado.

A opinião é de Fernando Jorge Cardoso, investigador do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e especialista em assuntos africanos, comentando os mais recentes desenvolvimentos no norte de Moçambique, após o ataque à vila de Palma reivindicado pelo auto-denominado Estado Islâmico que causou dezenas de mortes civis e levou a uma fuga massiva da população para outras zonas da província de Cabo Delgado.

"Em Cabo Delgado há uma guerra contra a população moçambicana. São eles que estão a morrer. Os 700 mil refugiados vêm do Nordeste de Cabo Delgado."

"Não compreendo porque é que o presidente Nyusi não está em Pemba a coordenar as acções durante dois, três ou quatro meses ou o tempo necessário. Ele é o Chefe das Forças Armadas e aquelas são populações moçambicanas. Ele está em Maputo a falar com as pessoas internacionais sobre aquilo que se passa no país dele e já se viu que ele não tem quadros para conseguir controlar aquilo que se passa. Então ele que assuma! Ele que vá para Pemba e que comande as operações, porque isso dará um sinal à população de Cabo Delgado de que ele é o presidente de Moçambique e também se preocupa com eles", apela Fernando Jorge Cardoso na Renascença.

O académico considera que os ataques de Palma reflectem o reacendimento do interesse do auto-denominado Estado Islâmico pela situação no nordeste da província de Cabo Delgado, assinalando a necessidade de compreender o contexto e a geografia do conflito para uma análise mais sólida da situação.

" Isto é uma guerra de movimento. São várias dezenas ou até centenas, ninguém sabe quantos, de combatentes experimentados. O que aconteceu nestes últimos tempos é o que ninguém estava à espera, com a chegada de novos combatentes provenientes de outros países", sublinha Cardoso.

Não a intervenção estrangeira, sim a cooperação militar

Após os ataques a Palma, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos manifestou apoio a Maputo e Portugal anunciou o envio de um contingente de 60 militares no quadro da cooperação técnico-militar entre os dois países lusófonos. Fernando Jorge Cardoso considera que a mobilização de forças estrangeiras para a área "significaria aumentar a confusão no terreno", sublinhando que as forças armadas moçambicanas que ali operam estão muito mais preparadas do que no início das hostilidades.

O investigador português sugere dois tipos de apoio externo a Moçambique. "Em primeiro lugar, no apoio ao controlo das rotas marítimas. Isso sim pode ser feito por sul-africanos, franceses ou por outros países que tenham a capacidade de vigilância e de barcos para o fazer porque Moçambique não tem", aconselha Fernando Jorge Cardoso que, noutro plano, refere a necessidade de um apoio do ponto de vista logístico-militar às forças moçambicanas através do envio de munições, armamento ligeiro, fardamento, comida e combustível.

"Este tipo de questões são absolutamente fundamentais e os chamados conselheiros militares, que são especializados do ponto de vista da organização destas questões, são mais do que necessários em Moçambique", remata este observador atento da realidade moçambicana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    31 mar, 2021 aqui 02:30
    Nas guerras do passado eram os EUA e a URSS quem financiava as operações militares. Estão mal habituados.

Destaques V+