Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Guterres defende que “vacinas sejam consideradas um bem público ao nível mundial”

29 mar, 2021 - 08:06 • Marta Grosso com redação

Secretário-geral da ONU critica excessivo armazenamento por parte dos países mais ricos e avisa que o crescente nacionalismo nesta matéria coloca todo o planeta em risco.

A+ / A-

O secretário-geral das Nações Unidas critica os países desenvolvidos por estarem a armazenar vacinas contra a Covid-19 de forma excessiva.

Numa entrevista a um canal televisivo do Canadá, António Guterres voltou a apelar para uma partilha com o resto do mundo e criticou o sistema de distribuição de vacinas.

“Estou muito preocupado com este sistema muito injusto de distribuição de vacinas no mundo. É do interesse de todos garantir o mais rápido possível, de uma forma justa, que todos sejam vacinados e que as vacinas sejam consideradas um bem público ao nível mundial”, defendeu.

O secretário-geral da ONU considera que a partilha de vacinas é a única forma de vencer a pandemia e adverte que o crescente nacionalismo vacinal em alguns países coloca todo o planeta em risco, representando uma à saúde de todas as pessoas.


A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.777.761 mortos no mundo, resultantes de mais de 126,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+